quarta-feira, junho 6

* CASTELOS!


Os Castelos europeus fazem parte da história e do imaginário ocidental, cenários de romances ou batalhas, construídos em sua maioria na Idade Média, são hoje pontos turísticos e despertam todas as fantasias infantis.
A Cinderela que vive em mim não resistiu a tanta beleza! Aí vão os 10 mais importantes:




       Monte Saint Michel Manche, França.



Construído sobre um monte à beira-mar, o mosteiro só pode ser acessado a pé durante a maré baixa. Sua grandiosidade torna-o um dos pontos turísticos mais famosos do país, com uma frequência anual de mais de 3,5 milhões de visitantes.


     Castelo de Edimburgo, Escócia.



Boa parte das batalhas que separaram – e anexaram – a Escócia à Grã-Bretanha aconteceu dentro ou nos arredores dessa fortificação. Tanto assim que a construção, erguida a partir do século 12, é considerada o símbolo nacional escocês.



      Castelo Neuschwanstein, próximo a Munique, Alemanha.




Esta fortificação foi erguida no século 19, portanto não tem nada de medieval. Mas sua inserção na paisagem é tão encantadora que o palácio se tornou o paradigma dos castelos, graças à Disney, que eternizou sua imagem nos cenários da fábula de Cinderela.




     Castelo Glamis, Angus, Escócia.







Não é a maior, nem a mais antiga, muito menos a mais importante fortificação do planeta. Mas o Glamis faz parte desta lista por ser o mais mal assombrado dos castelos europeus.





Castelo de Windsor, Berkshire, Inglaterra.







Com 900 anos de existência, o Castelo de Windsor é a maior e mais antiga residência real do planeta. Ali vive a rainha Elizabeth 2ª e parte de sua notável família.



Castelo Chambord, Loir-et-Cher, França.




 



Residência do rei Luís 14, o castelo Chambord foi erguido no século 16. Atualmente é a mais visitada das construções do vale do Loire.




Hampton Court Palace, Londres.



No universo anglo-saxão, a palavra Hampton é sinônimo de luxo. Não é à toa – o Hampton Court Palace, que serviu de residência para o rei Henrique 8º, conta com nada menos do que 1.000 cômodos.


Castelo de Praga, República Tcheca.






Símbolo nacional, o castelo de Praga foi erguido a partir do século 9, mas ganhou suas atuais feições somente entre os séculos 14 e 16, quando serviu de cenário para as batalhas de unificação do país.




   Castelo de Saint Michel, Cornuália, Inglaterra.


Menos famoso do que seu homônimo francês, o Monte Saint Michel inglês também só pode ser acessado quando a maré está baixa. Está localizado no pitoresco vilarejo costeiro de Marazion.



Castelo de Leeds, Kent, Inglaterra.


















Construída no século 12, a propriedade rural é comumente usada no cinema como locação para residência.

(Casa Vogue)



4 comentários:

  1. Belíssima seleção de imagens: fiquei boquiaberto com tamanha suntuosidade! O Hampton Court Palace lembrou um pouco do megalomaníaco Palácio de Versalhes; o Castelo Neuschwanstein parece com o Castelo do Frankenstein e o Castelo de Windsor é idêntico ao do Rei Arthur!

    Mas na boa: vendo alguns desses castelos, acho que eles deram mais trabalho para serem construídos do que se tivessem erguido as Pirâmides de Gizé de cabeça pra baixo! rs

    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rssss...A palavra é essa, suntuosidade!! rss
      Obrigada Wellington pela participação.

      Excluir
  2. É o que me atrai na Inglaterra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nsm sei se me atrai, mas essas imagens são inacreditáveis...
      Obrigada pela participação, volte sempre!

      Excluir

Agradeço a sua visita e participação.