Os Castelos europeus fazem parte da história e do imaginário
ocidental, cenários de romances ou batalhas, construídos em sua maioria na
Idade Média, são hoje pontos turísticos e despertam todas as fantasias
infantis.
A Cinderela que vive em mim não resistiu a tanta beleza! Aí
vão os 10 mais importantes:
Monte Saint Michel Manche, França.
Construído sobre um monte à beira-mar, o mosteiro só pode ser acessado a pé durante a maré baixa. Sua grandiosidade torna-o um dos pontos turísticos mais famosos do país, com uma frequência anual de mais de 3,5 milhões de visitantes.
Castelo de Edimburgo, Escócia.
Boa parte das batalhas que separaram – e anexaram – a Escócia à Grã-Bretanha aconteceu dentro ou nos arredores dessa fortificação. Tanto assim que a construção, erguida a partir do século 12, é considerada o símbolo nacional escocês.
Castelo Neuschwanstein, próximo a Munique,
Alemanha.
Esta fortificação foi erguida no século 19, portanto não tem nada de medieval. Mas sua inserção na paisagem é tão encantadora que o palácio se tornou o paradigma dos castelos, graças à Disney, que eternizou sua imagem nos cenários da fábula de Cinderela.
Castelo Glamis, Angus, Escócia.
Não é a maior, nem a mais antiga, muito menos a mais importante fortificação do planeta. Mas o Glamis faz parte desta lista por ser o mais mal assombrado dos castelos europeus.
Castelo de Windsor, Berkshire, Inglaterra.
Com 900 anos de existência, o Castelo de Windsor é a maior e mais antiga residência real do planeta. Ali vive a rainha Elizabeth 2ª e parte de sua notável família.
Castelo Chambord, Loir-et-Cher, França.
Residência do rei Luís 14, o castelo Chambord foi erguido no século 16. Atualmente é a mais visitada das construções do vale do Loire.
No universo anglo-saxão, a palavra Hampton é sinônimo de luxo. Não é à toa – o Hampton Court Palace, que serviu de residência para o rei Henrique 8º, conta com nada menos do que 1.000 cômodos.
Símbolo nacional, o castelo de Praga foi erguido a partir do século 9, mas ganhou suas atuais feições somente entre os séculos 14 e 16, quando serviu de cenário para as batalhas de unificação do país.
Castelo de Saint Michel, Cornuália, Inglaterra.
Construída no século 12, a propriedade rural é comumente usada no cinema como locação para residência.
(Casa Vogue)
Belíssima seleção de imagens: fiquei boquiaberto com tamanha suntuosidade! O Hampton Court Palace lembrou um pouco do megalomaníaco Palácio de Versalhes; o Castelo Neuschwanstein parece com o Castelo do Frankenstein e o Castelo de Windsor é idêntico ao do Rei Arthur!
ResponderExcluirMas na boa: vendo alguns desses castelos, acho que eles deram mais trabalho para serem construídos do que se tivessem erguido as Pirâmides de Gizé de cabeça pra baixo! rs
Abração.
Rssss...A palavra é essa, suntuosidade!! rss
ExcluirObrigada Wellington pela participação.
É o que me atrai na Inglaterra.
ResponderExcluirNsm sei se me atrai, mas essas imagens são inacreditáveis...
ExcluirObrigada pela participação, volte sempre!