sábado, junho 2

* Simpatias e mandingas para os 3 santos juninos.



O brasileiro é um povo de muitas crenças. Com a fé nos santos da Igreja Católica, uma pitadinha das crenças populares,  as mandingas da cultura negra, e está servida uma deliciosa mistura de fé.
O mês de junho é rico em simpatias em mandingas, especialmente para arrumar um casamento, para trazer de volta a paz para os casais. Pra quem gosta, tem atividade para o mês todo. Divirtam-se!


SIMPATIAS PARA SANTO ANTONIO.
Santo casamenteiro e padroeiro dos namorados.É igualmente o protetor dos feirantes.Sua especialidade: arranjar maridos.

Lenda de Santo António
Duas moças não tinham dinheiro para o dote, e, não podiam arranjar marido para casar. Santo Antônio teria jogado um saquinho de moedas pela chaminé das duas moças desamparadas. Este episódio teria dado origem à sua fama de ajudar as moças a encontrarem marido
- Da imagem: Comprar uma pequena imagem de Santo António. Virar o Santo Antônio de cabeça para baixo, dentro de um copo com água, dizendo que o porá de pé quando tiver arranjado namorado.
- Da imagem na geladeira: Pegue na imagem do Santo António, e fale com ele. Diga-lhe que enquanto ele não lhe arranjar um namorado ficará no frigorifico, se demorar,  irá para o congelador. Retire-o de lá quando o seu amor lhe bater á porta.
- Da fita azul: Logo na manhã do dia 12 de Junho, véspera de Santo Antônio, compre um metro de fita azul, de qualquer largura, e escreva nela o nome completo da pessoa amada. Guarde a fita junto ao seu coração. À noite, conte 7 estrelas no céu, e enquanto conta faça um pedido ao santo, para que ele ajude você a conquistar o coração dessa pessoa. No dia seguinte, amarre a fita nos pés da imagem de Santo Antônio e deixe lá, até conseguir namorar com ele ou com outro de seu agrado.
- Da porta aberta para o amor: Abra a porta da frente da casa para que Santo Antônio permita a entrada de alguém especial na sua vida, dizendo: "Santo Antônio, protetor dos namorados, faça chegar até a mim aquele que anda sozinho e que em minha companhia será feliz. Você pode ainda acender uma vela rosa de qualquer tamanho em um pires com mel e pedir a Arcanjo Daniel a verdadeira realização afetiva.
Patuá: Precisará de: 3 três penas de qualquer passarinho,3 pétalas de rosas, de qualquer cor, 1 medalha de Santo Antônio.  No dia de Santo Antônio: embrulhe tudo num paninho branco e leve o consigo no bolso. Ao trocar de roupa, também troque o embrulhinho de bolso. Faça isso por 10 dias e depois jogue num gramado as penas e as pétalas, mas conserve o a medalha em algum lugar entre suas coisas. 
- Das rosas: Pegue em 7 rosas e coloque-as num vaso bonito. Enquanto faz isso reze para Santo Antônio. Depois que elas secarem, leve as pétalas até uma igreja onde aconteçam muitos casamentos.
- Do quartzo rosa: Colocar um quartzo rosa dentro de um copo transparente, com água filtrada, e deixar no relento, na véspera do dia de Santo Antônio, peça tudo o que deseja de realização afetiva, como felicidade, harmonia, romantismo, companheirismo, cumplicidade, afeto, dedicação, carinho, amor, compreensão, etc... No dia seguinte, passar a água: nos pulsos, para se articular sempre com equilíbrio; nos joelhos, para ter flexibilidade e respeitar o outro; no coração, para amar com sinceridade, e que o amor seja pleno e digno.




- Da estrela: No dia de Santo Antônio, olhe para o céu e escolha uma estrela . Fixe nela seu olhar e faça seu desejo com fervor. Abra os braços e agradeça ao Universo a chegada do amor.
- Da vela branca: Na noite do dia 12 de Junho, pegue uma vela branca nova e escreva na vela, com um palito de dente, o seu nome completo e o nome da pessoa em questão. Passe a vela no mel e depois a acenda sobre um pires branco. Depois de alguns dias, essa pessoa especial virá ter com você.
- Da imagem embaixo da cama: Ponha a imagem do Santo Antônio debaixo de sua cama, durante três noites seguidas. Antes de dormir, imagine o seu corpo rodeado por uma luz rosada. Na manhã do quarto dia, prepare um banho de casca de maçã com uma colherada de mel. Conhecerá rapidamente uma pessoa  especial.
- Da água: No dia de Santo Antônio em uma festa junina coloque água na boca e comece a rodar em volta da fogueira. O primeiro nome que você ouvir alguém chamando ou gritando será o nome do seu futuro marido.
- Da bananeira: Deve comprar um facão e à meia-noite do dia 12 de junho, cravá-lo numa bananeira. O líquido que escorrer da planta formará a letra do nome do futuro amor.
- Dos três papéis: Uma das mais antigas tradições diz que para descobrir quem será o futuro marido, é preciso escrever os nomes dos “candidatos” em vários papéis. Um dos papeis deve ser deixado em branco. À meia-noite do dia 12 de junho, eles devem ser colocados em cima de um prato com água, que passará a madrugada ao relento. No dia seguinte, o que estiver mais aberto indicará o escolhido.
- Ramo de pimenteira: Arranje um ramo de pimenteira. Feche os olhos e escolha uma das pimenteiras. Se a escolhida for verde, ele será jovem. Caso contrário, o casamento acontecerá com alguém de mais idade.
- Imagem de guiné: Compre uma imagem de Santo Antônio feito de madeira de guiné e no dia de Santo Antônio você separa o menino Jesus dele e pede:  " Santo Antônio,  Santo Antoninho Faça .... ( fulano) se casar comigo que devolvo o teu menino."  Manter o menino jesus separado do Santo Antônio e só devolver quando casar.
- Durante um casamento: Deve ir a um casamento e dar de presente aos noivos uma imagem de Santo Antônio, a qual terá retirado o Menino Jesus. Quando do casamento, pedir no altar para se casar com alguém, seja conhecido ou não. Assim que a graça for alcançada, deve voltar àquela igreja e lá depositar a imagem do Menino Jesus.
- Do sino: Quando ouvir tocar o sino de qualquer igreja, vá até lá, entre e faça um pedido a Santo António, o santo casamenteiro, para que lhe arranje um bom marido, amoroso e fiel.... Quando tiver o seu desejo atendido, volte à igreja para agradecer a Santo António.
- Do fio de cabelo: A pessoa deve amarrar um fio do seu cabelo a um fio do seu namorado. Esses 2 fios amarrados devem ser colocados aos pés do santo, que resolverá a questão.
- Dos lenços: Precisará de: 1 lenço dele, 1 lenço seu. Peça um lenço ao seu namorado, mas antes limpe os lábios dele com ele. Depois guarde o lenço dele com o seu lenço, atados por um nó bem forte. Guarde entre seus objetos pessoais. Evite encontrá-lo durante 3 dias. Depois deste tempo desfaça o nó e morda as quatro pontas do lenço dele. Devolva o lenço no primeiro encontro após ter feito isso. Quanto ao seu lenço deixe-o  na igreja aos pés de santo Antônio.
- Papel, prato, coração: Pegue um pedaço de papel branco e coloque-o sobre um prato. Desenhe um coração do tamanho do fundo do prato. Depois, recorte o desenho. Nas 3 primeiras linhas escreva o nome do homem que você quer. Nas 3 linhas seguintes escreva o seu. Coloque o desenho do coração no fundo do prato, derrame um pouco de mel sobre ele, bem como algumas pétalas de rosa branca. Acenda uma vela branca no meio do prato, deixando-a queimar totalmente. Quando a vela acabar de queimar, firme o pensamento no homem desejado. Reze a Oração de Santo Antônio. Guarde o prato por sete dias. Depois, lave as pétalas e coloque-as na igreja do Santo. O prato com o coração deve ser deixado num jardim.
- Manjericão: No dia de Santo Antônio deve pegar um ramo de manjericão. Faça um chá com um pedaço do ramo e tome-o antes de dormir. O outro pedaço deve ser colocado num copo com água e deixado na janela do quarto.
- Pé de cravo branco: Plante um pé de cravo branco em um vaso bem bonito. Faça deste plantio um momento de devoção ao santo. Cuide deles com carinho e quando as flores nascerem pegue uma e ofereça a Santo Antônio.
- Espinhos da rosa: Retire 3 espinhos de uma rosa vermelha e coloque dentro do perfume que você usa e que a pessoa gosta. Peça para Santo Antônio remover os obstáculos “se for para a felicidade de ambos”. Use o perfume sempre que estiver com a pessoa.
- Bolo, velas, essência:  Precisará de: 1 bolo pequeno; 3 velas com a figura de Santo Antônio; 1 essência flor de laranjeira (flor tradicional dos casamentos).  No dia 13 de Junho de manhã, tome um banho com a essência de flor de laranjeira. Acenda as 3 velas de Santo Antônio. Corte o bolo e reserve o primeiro pedaço, e seguidamente distribua o bolo para 3 mulheres casadas. O primeiro pedaço do bolo deverá ser colocado na porta de uma igreja que realize casamentos.
- Fita vermelha: Pegue uma fita vermelha e use-a no sutiã, entre os seios, por sete dias. Após esse prazo, coloque-a  dentro de um envelope, lacre-o e coloque-o no altar de Santo Antônio. Reze ao santo pedindo que realize seu desejo, depois acenda uma vela de sete dias.
- Do ovo: No dia 12 de Junho á meia-noite, quebre um ovo dentro de um copo com água e
coloque-o no sereno. No dia seguinte, veja e interprete o desenho que se formou. Se aparecer algo semelhante a um vestido de noiva, véu ou grinalda, o casamento está próximo.


- Da aliança: Para descobrir se faltam muitos anos para casar, no dia 12 de Junho á meia-noite (na véspera do dia de Santo António) amarre uma aliança – que pode ser de qualquer parente – numa linha ou num fio. Coloque um copo sobre a mesa e segure o fio de modo que a aliança esteja dentro do copo. O fio com a aliança funcionará como um pêndulo. Pergunte então a Santo António, quantos anos faltam para você se casar. O número de batidas no copo informa quantos anos ainda faltam para o grande dia.
- Das agulhas: No dia de Santo António, a 13 de Junho, coloque 2 agulhas iguaizinhas dentro de uma bacia com água, com 2 colheres de açúcar. No dia seguinte veja com estão as agulhas. Se estiverem juntas é porque o casamento está próximo.
- Do ovo galado no copo: Na véspera do dia de Santo Antônio, compre um copo branco e à meia noite coloque água dentro. Quebre um ovo galado dentro do copo, não arrebentando a gema. Deixe ao relento toda a noite. No outro dia, antes do sol nascer, pegue no copo e observe-o. Se estiver coberto por uma névoa branca você se casará antes do dia de Santo Antônio do próximo ano.
- Para a noite de nupcias: Se você está para casar, faça o seguinte se quiser encontrar felicidade nas núpcias: um dia antes das bodas, faça uma oração fervorosa para Santo Antônio a Nossa Senhora da Conceição, pedindo que essas divindades lhe deem muita felicidade na vida de casado.
- Das fitas coloridas: Amarre 7 fitas coloridas numa estatua de Sto. Antônio, guarde-a no seu guarda-roupa, de cabeça para baixo. Prometa que quando tudo estiver bem, você liberta o Santo.
- Do papel vermelho:  Escreva num pedaço de papel vermelho o nome da pessoa que você ama e quer que volte. Pegue uma foto dessa pessoa e cole-a no papel. Enrole o papel com a foto colada e amarre-o com uma fita vermelha.
- Da água benta: Num vaso transparente, coloque meio litro de água benta e sete botões de rosa vermelha. Vá até uma igreja que tenha a imagem de Santo Antônio, coloque o vaso no altar.
- Da fita vermelha: Em sua casa, acenda sete velas brancas, perto do seu papel enrolado e amarado com a fita vermelha, ofereça-as ao Santo António e peça-lhe a volta do seu amor.


- Do cravo e da rosa: Basta um cravo e uma rosa. Amarre juntos os 2 talos das flores com uma fita verde. Dê 13 nós na fita. Enquanto estiver a dar os nós pense em Santo António, e peça-lhe para vos unir em amor, como os talos das flores.
- Da fotografia: Pegue numa fotografia sua e numa da pessoa amada, de preferência de corpo inteiro, passe cola nas faces das duas e coloque-as uma de frente para a outra, enrolando um retrós de linha vermelha, em cruz, até o final. Cole-as, em seguida, no verso do quadro com a imagem de Santo Antônio, colocando-o na parede do seu quarto, acima da cabeceira de sua cama.
- Pelas manhãs: Todas as manhãs, quando se levantar, e à noite, quando for se deitar, olhe para os olhos do Santo e mentalize seu amor e você, unidos para sempre pela influência de Santo Antônio.

SIMPATIAS PARA SÃO JOÃO















- Simpatia do Carvão: Pegue dois pedaços de carvão, de tamanhos diferentes e coloque-os numa bacia (de preferência de ágata) com água. Deixe-a debaixo da sua cama. O primeiro pedaço colocado representa o ano em que se encontra e o segundo pedaço, o ano seguinte. No dia seguinte, você saberá se encontrará sua alma gémea neste ano ou não dependendo do carvão que boiar primeiro no dia seguinte.
- Simpatgia do Manjericão: Passe um ramo de manjericão na fogueira e atire-o ao telhado. Se na manhã seguinte o manjericão ainda estiver verde, o casamento é com moço. Se murchar, é com velho.
- Simpatia do mendigo: No dia de S. João, ao primeiro mendigo que pedir esmolas, indagar-lhe o nome. Esse será o nome do futuro cônjuge.
- Simpatia do balão: Quando estiverem soltando um balão, "colocar" nele um pensamento. Se subir, acontecerá o que se pensou, mas caso se incendeie, tristeza e frustração ao "solteiro" que, certamente, ficará solteiro.

- Simpatia do cravo: Às 18h00, na véspera de São João, colocar um cravo num copo com água. De manhã, observe: se estiver viçoso, é sinal de casamento; se estiver murcho, não haverá casamento.
- Simpatia da fita no travesseiro: Prenda uma fita no travesseiro e reze para São João. No outro dia, se aparecer solta é porque você vai casar.
- Simpatia para saber se o casamento está próximo: Na noite de São João, faz-se pirão com um pouco de farinha e mistura um caroço de milho. Com os olhos fechados divide-se o pirão em 3 porções e se coloca uma na porta da rua, outra sob a cama e a terceira na porta do quintal, se for encontrado o caroço de milho na porta da rua, é sinal de próximo casamento; se sob a cama, o casamento é demorado, se na porta do quintal, não há possibilidade de casamento.
- Simpatia dos alhos para saber se irá casar: Plantar três dias antes do dia de São João três cabeças de alho. Quantas cabeças de alho aparecerem nascendo no dia de São João, tantos serão os anos de espera do casamento; se nenhuma aparecer, é que a pessoa não casará.

- Simpatia para descobrir namorado: Esta simpatia deve ser feita no dia de São João (24 de Junho). Se você for a uma festa onde vão estar vários homens interessantes, leve na sua bolsa um pouquinho de sal embrulhado num guardanapo de papel. Aproxime-se da mesa de comes-e-bebes e, sem que ninguém perceba, jogue uma pitada de sal por cima dos alimentos que serão servidos. Enquanto faz isso, diga mentalmente: “A boca que este sal provar é daquele que vai me amar”. Depois, é só ficar com atenção para ver qual deles vai comer o sanduíche.
- Simpatia do carvão, para casais: Pegue na fogueira de São João dois carvões de tamanhos diferentes e coloque-os numa bacia com água. Se os dois boiarem, o casal terá vida longa. Se o maior afundar, será sinal de que o marido morrerá antes. Se ambos afundarem os dois morrerão na mesma época.
- Simpatia do Rio: Morrerá logo quem, à meia-noite de São João, não ver sua imagem no rio completa e morrerá no decorrer do ano quem ver seu corpo espelhado apenas pela metade.
- Para beleza - Simpatia do 1º ramo: As verrugas curam-se passando sobre elas o primeiro ramo que encontrar ao clarear o dia de São João.
- Para crescer o cabelo: Cortar 3 pontas do cabelo e enterrar no pé da bananeira às 0:00 horas, do dia de São João, para crescer o cabelo.
- Proteção e Alegria: Encha uma bacia com água e adicione cravo, alecrim e manjericão. Deixe descansar. No dia de São João jogue a mistura do pescoço para baixo e peça proteção e alegria. Enxugue levemente.

SIMPATIAS PARA SÃO PEDRO

- Simpatia da casa nova: No dia de São Pedro, coloque uma chave nova debaixo do seu travesseiro. Embrulhe-a em um papel branco com três pedidos e descreva como você desejaria que fosse sua nova casa. Deite-se e imagine que São Pedro e seus anjos estarão durante a noite procurando a casa dos seus sonhos.
- Simpatia para proteção da casa: No dia de São Pedro, coloque dentro de um copo com água a chave da porta de entrada da sua casa e diga: "São Pedro, proteja minha casa, assim como protege de intrusos o céu; afaste todo e qualquer mal da minha casa e com a ajuda do anjo guardião, não deixe entrar nenhum ladrão".


     


2 comentários:

  1. Nossa, olha só quantas simpatias! Eu nem sabia que tinham tantas assim! rs) llManuh também é cultura ;)

    Nessa época de festas juninas o Recife e principalmente o interior do estado ficam cheios de fogueiras acesas na frente das casas para esses santos todos! Eu acho uma coisa linda, mas o problema é a fumaça exagerada...

    Parabéns pelo post!

    PS: desejo melhoras para essa gripe sem vergonha!

    Beijos de longe para eu não me gripar.

    ResponderExcluir
  2. Não queira esse virus venenoso..rss, me tem na cama, refém, tem dois dias..rss
    As festas juninas aqui na capital se limitam a quermesses em escolas e clubes. Não acho a menor graça... Pelo interior deve haver ainda festas típicas, com fogueiras.. Mas as mandigas, meu caro, essas são obrigatórias...! Acho deliciosas!rss
    Obrigada pela participação
    Beijos

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita e participação.