terça-feira, outubro 2

* Em tempos de bullying e cyberbullying..., que os idiotas revejam conceitos!




Estudante da religião Sikh cala os críticos depois de virar piada na internet 

A reação de uma jovem da religião Sikh depois de ser alvo de chacota na internet ganhou destaque pela forma com que reagiu diante das críticas. Balpreet Kaur, foi fotografada em uma fila do aeroporto com um turbante e barba no rosto e teve a imagem postada em um site de compartilhamento na categoria de humor.
A moça, que espera se tornar neurocirurgiã e é presidente da Associação dos Estudantes Sikh de Ohio, nos Estados Unidos, disse não ter vergonha de seu corpo e que não se curva diante dos caprichos estéticos da sociedade.
Ao invés de atacar quem a detratou e ridicularizou, Balpreet explicou que em sua religião mulheres e homens são tratados de forma igual e que acreditam que o corpo é algo sagrado e deve ser aceito como ele é.

Ela também contou que para os Sikhs a entidade divina não tem um gênero definido e que as mulheres têm os mesmos direitos e deveres que os homens.
 
Balpreet Kaur, uma mulher que sofre de hirsutismo (uma doença que gera pêlos em áreas masculinas, como o rosto), teve uma foto publicada e comentários jocosos, isso até a própria entrar na conversa e mudar totalmente o rumo do bate-papo.

O usuário “european_douchebag” publicou-a no Reddit com a legenda “Não sei o que pensar disso”. A explicação veio rapidamente. A menina é adepta do sikhismo, uma religião antiga e com muitos adeptos do Paquistão e da Índia. Nesta cultura, o corpo é cultuado como “um bem divino” e deve ser conservado intacto, como foi “dado por Deus” à pessoa. Por isso, Balpreet não se preocupa em retirar os pelos de seu rosto.
"Meu impacto e meu legado permanecerão. E por não ter me dedicado a beleza, tive tempo para cultivar minhas virtudes interiores e, cheia de esperança, foco minha vida na criação de mudanças e progressos para este mundo na forma que eu puder", declarou a jovem em uma de suas respostas.

“Para nós, a modificação do corpo é viver por ego e criar uma separação entre nós e a divindade dentro da gente. Transcendendo os padrões de beleza da sociedade, acredito que devemos focar mais nas ações do que nas aparências. Meu corpo vai virar cinza no final, então não há muito motivo para essa preocupação. Quando eu morrer, ninguém vai se lembrar do meu físico, só do meu legado”, publicou a menina no site. (Globo e Estado de Minas)
 
Atitude é isso!
 
 

5 comentários:

  1. Que belo exemplo o dessa garota.Um exemplo de como ser convicto ser sem prepotente. Eu, no lugar dela, teria perdido as estribeiras e um pouco mais. Mas ela mostrou que a paciência e um discurso que não "desce o nível" acaba sendo um majestoso tapa de luvas na cara dos detratores.
    O que me preocupa é essa visão excessivamente comodista, de que as pessoas aceitar o "corpo que Deus deu". E nos casos de pessoas que possuem tendências genéticas à obesidade e acabam, de fato, tornando-se obesas? Deveriam se contentar com esse mal "dado por Deus"?
    O comodismo pregado pelas religiões de maneira geral acaba sendo bastante prejudicial. Sábios são os que encontram a tão falada e pouco vista "moderação".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Paulo, quando vi esse artigo achei que daria uma boa discussão. O conformismo está longe de ser característica de uma jovem, principalmente contra os padrões de beleza impostos. No mundo ocidental é inadmissível que uma jovem seja gorda, ou pelo menos não tente emagrecer, quanto mais se resignar com um rosto barbado, coisa até simples de resolver.
      O que seria das mulheres do período Renascentista ou de Frida Kallo em tempos atuais?
      O que autoriza um desocupado ridiculizar alguém, o que lhe atribui esse direito? Muito mais ridículo que ser gorda ou ter convicções religiosas que lhe torne conformada com um rosto barbado, são as aberrações siliconadas em nome de uma estética de gosto duvidoso, de um modismo. Muito mais rídicula é a intenção de ditar padrões estéticos e comportamentais, é a falta de educação, de informação.
      Ou não?
      Quem somos os "perfeitos" para ridicularizar os outros?
      Obrigada,
      Beijos meus

      Excluir
    2. Concordo, Manuh. Essa jovem não é acomodada. De jeito nenhum. Por comodismo, eu não me referia à adequação aos padrões de beleza ocidentais. Longe de mim! Essa ditadura é outro mal daninho da nossa sociedade, que prega seres artificiais e modificados, tudo para agradar a exigências sociais vis. Gordos (sem eufemismo de "gordinho", que é muito mais ofensivo) e não-sedentários, já comprovaram pesquisas, vivem melhor do que magros sedentários. Não há, portanto, razão biológica para tentarem ser mais magros apenas para caírem bem aos olhos de fulano e ciclano.
      Eu me referia mesmo à obesidade, à doença em si, que às vezes se torna mórbida. Obviamente uma pessoa não pode se acomodar com a obesidade "dada por Deus". Outro exemplo é o caso lamentável daquele menino conhecido como "garoto tartaruga".

      Não havia motivos para ele se acomodar com aquele mal "dado por Deus", que trazia tantos problemas ao pobre garoto. Outro caso é o da "menina-deusa" indiana, que precisou passar por intervenções cirúrgicas, mas muitos diziam que não, que ela deveria continuar como estava porque era desejo dos deuses ou porque, veja só, ela era a própria deusa encarnada. Essas são questões que estão muito além da ditatorial beleza ocidental. São questões em que se acomodar com a "vontade de Deus" se tornam prejudiciais. E nem nós estamos livres disso. Bastar ver nossos honoráveis pastores passando a ideia de que a pobreza pode ser um teste de fé e perseverança, como ocorria com Jó, e que nesses casos, depende da vontade de Deus. Desejo a você um ótimo dia.

      Excluir
    3. Ah sim!! Fui até lá pesquisar sobre o menino tartaruga e a menina deusa, um crime que se comete em nome de religiões e crenças malucas, pensar em não atender essas crianças, em dar-lhes chances de vida com dignidade. Um caso muito mais próximo e presente dessas aberrações chamadas igrejas, é a proibição de transfusão de sangue pelos Testemunhas de Jeová!!! Mas essa é uma discussão religiosa que nem quero entrar no mérito... Deixar de salvar uma vida é crime e ponto final, não interessa em nome de quem!
      Que Deus é esse?
      Passei pelo seu blog, muito interessante!
      Mais uma vez, obrigada pela sua participação!
      Beijos meus

      Excluir
  2. Agradeço por ter dado uma passada no blog. Ainda estou no começo, tentando dar uma diretriz para ele... Vejamos no que vai dar. Desejo-te uma excelente tarde.

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita e participação.