quarta-feira, outubro 17

* RESPIRAR!

RESPIRAR TAMBÉM SE APRENDE

A respiração é o verdadeiro sopro da vida, presente de diversas maneiras em todos os seres da biosfera. É o nosso primeiro impulso ao nascermos e uma constante durante cada instante de nossa existência. Graças a esse processo nossas células recebem o oxigênio, fundamental para garantir suas funções e a energia do corpo. Até aí, todos de acordo. O que alguns podem não saber é que a respiração também pode ajudar a contornar um dos principais males de nosso tempo: o estresse.  
Essa é uma das únicas funções fisiológicas de nosso organismo que ocorre tanto de maneira inconsciente quanto consciente. Afinal, na maior parte do tempo, respiramos sem pensar, enquanto trabalhamos, dormimos, fazemos exercícios, etc. O próprio corpo se ajusta à quantidade de ar que precisamos para cada um daqueles momentos. Mas podemos interferir no processo com nossa mente, o que não se dá com outras funções automáticas, como os batimentos cardíacos, por exemplo.
E como fazer uso desse poder para ajudar a manter a saúde e o equilíbrio durante os períodos mais conturbados pelos quais todos nós passamos? A resposta pode estar em algumas técnicas simples, ao alcance de todas as pessoas que se dispuserem a praticar um pouco todos os dias. Com o tempo, é possível adquirir o hábito da respiração correta e incorporá-lo à nossa própria maneira de viver.
A respiração adequada para combater o estresse deve ser lenta e profunda, também chamada de respiração abdominal. Logicamente esta respiração não será feita em todo momento.
Devemos ter em mente que, quando respiramos com o abdômen, a energia está entrando em nosso corpo e será distribuída exatamente para a região que estiver mais necessitada. Imagine o ar que entra em seus pulmões gerando vitalidade, energia, vida; e o ar que sai, retirando todas as impurezas do organismo. Esse tipo de respiração faz com que todo o ar seja substituído durante as inspirações e expirações, o que não ocorre se adquirimos ao longo de nossa vida o hábito de trabalhar apenas com o tórax. Aqui, damos como dica duas maneiras de respirar que podem trazer muitos benefícios para o equilíbrio da mente e para o bom funcionamento do corpo:
Cuidados durante o Inverno
Durante o período de tempo frio e seco devemos redobrar a atenção para com os problemas respiratórios, principalmente as pessoas predispostas a apresentar sintomas como rinites alérgicas, crises de bronquite, sinusites, etc. O maior vilão dos problemas alérgicos durante o inverno são as poeiras domésticas. Por isso, capriche ainda mais na limpeza do ambiente onde vive e trabalha. E não se esqueça de manter a higiene das fossas nasais.
Tratar de maneira adequada e com acompanhamento profissional as alergias respiratórias é fundamental na prevenção de complicações. Para os asmáticos, considerando-se que a asma esteja controlada e o paciente assistido ambulatoriamente pelo seu médico, deve-se dar preferência para os exercícios aeróbicos, como natação, futebol e ciclismo. O exercício físico melhora a função respiratória e, consequentemente, a qualidade de vida - não só a de quem tem problemas alérgicos - mas a de todos nós.
Respiração Abdominal
1 Sente-se e coloque a mão direita sobre o abdômen e a mão esquerda sobre o peito. Respire profundamente, de modo que a mão direita suba e desça com a respiração, enquanto a esquerda fica quase parada. Inspire pelo nariz e expire pelo nariz ou pela boca. Repare na sensação que a respiração abdominal lhe traz.
2 Inspire devagar contando até quatro. Guarde o ar nos pulmões contando até quatro. Depois expire lentamente, também contando até quatro.
Respiração Alternada
1 Tampe com o dedo a narina direita, inspire pela narina esquerda, guarde o ar quanto tempo for possível de maneira confortável, tampe a narina esquerda e expire pela narina direita. Continue a respiração alternada sempre inspirando com a narina com a qual fez a ultima expiração. Faça o exercício no mínimo 10 vezes. Esse exercício ajuda a equilibrar o corpo energético.
A respiração abdominal e/ou alternada deve ser praticada todos os dias, ao acordar, ou antes de dormir. E deve também ser usada em qualquer situação de estresse. Treine e depois verifique as diferenças ocorridas em sua vida.(CLM – gestão de saúde)
 

 Esse é um assunto que muito me interessa! rsss

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a sua visita e participação.