sexta-feira, outubro 12

* Tiros e tumulto na Estação da Luz em São Paulo!






Uma ocorrência policial causou tumulto e correria na Estação da Luz, no Centro de São Paulo, na noite de quinta-feira (11). Segundo a PM, um suspeito que era perseguido nas imediações da estação disparou na direção dos policiais e correu para o interior do prédio.
Segundo o Metrô, o homem pulou da plataforma e seguiu pelos trilhos da Linha 1-Azul, o que fez com que o movimento dos trens fosse reduzido. Às 19h50 a circulação já havia sido normalizada. Uma mulher grávida caiu durante a correria, segundo o Corpo de Bombeiros. Ela foi socorrida para o pronto-socorro da Santa Casa com ferimentos leves.
Policiais cercaram e entraram no prédio centenário da estação para auxiliar nas buscas. Quatro linhas passam pela Luz: a 1-Azul e a 4-Amarela do Metrô e a 7-Rubi e 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). (G1)
-----------------

SÃO PAULO - Uma briga dentro de um túnel da Estação Luz do metrô, no centro de São Paulo, provocou uma confusão generalizada em pleno horário de pico e fechou a linha por 36 minutos, das 18h40 às 19h16, na véspera do feriado. Sem saber o que estava acontecendo e em meio a boatos de tiroteio, passageiros tentaram correr nos corredores superlotados, o que resultou em pânico. Pessoas foram pisoteadas e ao menos dez precisaram de atendimento médico.




"As pessoas foram caindo pela escada, deixando bolsa, sapatos, celular. Todo mundo dizia: 'É tiro, é tiro' e se empurrava. Mas não tinha para onde correr porque estava tudo lotado", contou a conferente Suellen Lopes Silva, de 23 anos.
Na confusão, passageiros caíram nos trilhos e o Metrô teve de desligar a energia da Linha 1-Azul no sentido Tucuruvi. A paralisação durou 40 minutos. "Eu fiquei o tempo todo presa no trem, entre (as Estações) São Bento e Luz. Todo mundo ouviu barulho de tiros", disse advogada Renata Xavier, de 26 anos.
Segundo a Polícia Civil, no entanto, nenhum disparo foi feito dentro da estação. O investigador-chefe da Delegacia de Polícia do Metropolitano, Jair Araújo Teixeira, disse que o caos começou quando um homem esbarrou em uma mulher e deu início a uma briga, no túnel que liga a Linha 4-Amarela com a Linha 1-Azul e com ramais da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). "Pelo que apuramos preliminarmente, um homem tentou defender a mulher e deu um soco no rapaz que começou a briga. Uma quarta pessoa sacou uma arma. Aí, todo mundo tentou correr no túnel lotado", afirmou o policial.
Seguranças da companhia disseram que, conforme os suportes das grades de separação dos usuários caíam, empurrados pelas pessoas em pânico, havia a impressão de que estava havendo um tiroteio. Tratava-se apenas do eco causado pelo barulho.
Mas toda essa situação criou um efeito em cascata que espalhou o pânico: pessoas chegaram a ligar para a Polícia Militar para relatar um tiroteio. E canais de televisão espalharam a notícia da troca de tiros - quem estava na estação e falava ao celular com parentes recebia a notícia dos disparos. Na hora, especularam que a confusão pudesse ser resultado de uma tentativa de roubo às bilheterias ou de um homem que fugia da PM e teria entrado na estação para se esconder - nada acabou confirmado.
Mesmo uma hora após a confusão, as diversas entradas da estação estavam cheias de pessoas, a maioria mulheres, chorando por causa do susto.
Três mulheres feridas, duas com suspeita de fratura nas pernas e uma com fortes dores na costela, foram levadas até a Santa Casa de Misericórdia, em Santa Cecília, hospital mais próximo da Luz. Não foi possível confirmar o estado de saúde delas até as 23 horas.
A Polícia Civil vai requisitar imagens do túnel onde começou a confusão para tentar identificar os envolvidos na briga, que podem ser indiciados por lesão corporal.
Superlotação. A insegurança muitas vezes causada pela superlotação da Estação da Luz preocupa o Metrô desde o ano passado. O prédio, histórico, não pode sofrer muitas reformas porque é tombado, mas ficou acima da capacidade desde que a Linha 4-Amarela foi inaugurada.

De lá para cá, o governo do Estado já retirou um ramal da parada, a Linha 10-Turquesa da CPTM. Agora, o governo estuda a construção de mais saídas subterrâneas para dar vazão aos passageiros, entre outras medidas para desafogar o ramal, parcialmente inaugurado em 2010.(estadão)
--------------
Uma notinha aqui, outra ali, tudo dentro da normalidade numa Estação Ferroviária que serve de conexão para várias linhas do metrô, em pleno rush de uma quinta feira, véspera de feriado!!!
Chovia em São Paulo, o trânsito de carros e ônibus era caótico, as pessoas tentavam chegar em casa para um feriado prolongado, para descansar ou viajar, e os serviços do metrô estavam paralizados!!!!
Essa é a "normalidade" dentro da maior cidade brasileira!!!
---------------
 


Para encerrar o assunto, uma nota da PM hoje...rss

A Polícia Militar de São Paulo descarta que tiros tenham causado tumulto na Estação da Luz do Metrô, no centro de São Paulo, no início da noite desta quinta-feira. Segundo a PM, uma briga ou um grito de um passageiro fez com que houvesse corre-corre na estação. As primeiras informações davam conta de que um homem havia efetuado disparos de arma de fogo.
Durante a confusão, uma grávida caiu. Ela foi socorrida com escoriações pelo Corpo de Bombeiros e levada para o pronto-socorro da Santa Casa.
Por causa da ocorrência, a circulação da Linha 1-Azul do Metrô (Tucuruvi/Jabaquara) opera com velocidade reduzida e maior tempo de parada nas estações. As outras linhas do Metrô também operam com velocidade reduzida. (Ultimo Segundo)
 
Se fizermos de conta que não aconteceu nada, será que nos convencemos de que nada aconteceu?

-----------------
Quem diria, o ENEPA dando audiência para o Datena...!!
O objetivo é mostrar o transtorno que isso provocou e a unanimidade de informações de usuários e policia de que aconteceram tiros na Estação da Luz. Fico particularmente irritada quando tentam  me fazer de idiota e me convencer de que não aconteceu nada, que um engraçadinho gritou, não foi tiro, uma placa caiu, e daí foi histeria coletiva...
Se não houve tiro, se ninguém viu um sujeito armado entrando no tunel do metrô, estamos pior do que imaginamos! Viva a (in)Segurança Pública da maior cidade brasileira!



 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a sua visita e participação.