segunda-feira, outubro 15

* Dormindo em Tóquio!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Fascinado pela imagem de pessoas dormindo, o fotógrafo britânico Adrian Storey encontrou nas ruas de Tóquio um cenário ideal, com farto material para seu trabalho.
Storey, radicado em Tóquio, encontrou pela cidade pessoas com os mais diferentes perfis e dos mais variados estratos sociais dormindo pelas ruas.
Para Storey, seu trabalho, iniciado em 2006, é uma crônica de um dos aspectos mais "problemáticos" da sociedade japonesa.
"Para mim, há dois lados nesse fenômeno das pessoas dormindo nas ruas", disse o fotógrafo à BBC Brasil.
Pelas ruas da capital japonesa, Storey encontrou pessoas com os mais diferentes perfis e dos mais variados estratos sociais dormindo pelas ruas.

 
"Por um lado, é incrível que em uma cidade de 13 milhões de habitantes seja seguro o suficiente para as pessoas dormirem nas ruas sem medo de serem roubadas ou de sofrerem outro tipo de violência", observa.
 
Ele diz não ter detalhes das histórias pessoais de cada personagem de suas fotos, já que não esperou que as pessoas acordassem para conversar com elas. 

"Por outro lado, também há as questões do abuso do consumo de álcool, do excesso de trabalho, do afastamento da família e de comportamentos associados em outras culturas apenas aos jovens", comenta.
Storey se diz surpreso pelo fato de que o segundo aspecto foi praticamente ignorado no Japão.
"As reações no Japão têm sido quase exclusivamente sobre o quão maravilhoso é o fato de que Tóquio seja tão segura que isso possa acontecer. O lado mais sombrio do projeto foi amplamente ignorado", afirma.
 
Storey lamenta que as reações ao seu trabalho no Japão se concentraram exclusivamente na questão de quão seguras são as ruas de Tóquio. "O lado mais sombrio do projeto foi amplamente ignorado”, afirma.  

O fotógrafo diz não ter detalhes das histórias pessoais de cada personagem de suas fotos, já que não esperou que as pessoas acordassem para conversar com elas, mas que em sua maioria estavam dormindo nas ruas por estarem "bêbadas, exaustas ou terem perdido o último trem para casa".
“Mas também há as questões do abuso do consumo de álcool, do excesso de trabalho, do afastamento da família e de comportamentos associados em outras culturas apenas pelos jovens”, diz. 

Storey começou a fotografar os dorminhocos pelas ruas de Tóquio em 2006 e pretende transformar em livro o projeto, batizado por ele de Let the Poets Cry Themselves to Sleep (Deixem os Poetas Chorar até Dormir, em tradução livre).
 
 

Um comentário: O sono fora de hora é muitas vezes incontrolável, entendo os japoneses! Mas, daí..., só lá mesmo!
Vai dar vazão ao sono incontrolável em muitos outros lugares do mundo, inclusive no Brasil...!
 

3 comentários:

  1. Eita, se a moda pega aqui no Brasil, os trombadinhas vão fazer a festa! rs
    Mas falando sério: acho que alguma empresa poderia criar dormitórios públicos onde as pessoas pagassem para dormir sossegadas em locais apropriados espalhados pela cidade. Pelo menos seria mais seguro e mais confortável que dormir no chão! rs

    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rss...
      Não é no Japão que tem umas capsulas que as pessoas alugam para dormir? Um negócio horroroso onde só cabe o corpo do vivente, com ar condicionado? Mas, vamos combinar, com jornadas de trabalho suicidas e determinados como são os japoneses, as vezes não dá tempo de chegar até uma capsula dessas..rss
      Obrigada,

      Beijos meus

      Excluir
    2. Rará! Verdade! É no Japão mesmo que tem essas capsulas minúsculas para as pessoas dormirem. Uma ideia ainda melhor seria que cada um levasse consigo o seu próprio saco de dormir para ter um pouco mais de conforto! rs

      Abraços.

      Excluir

Agradeço a sua visita e participação.