terça-feira, novembro 27

* Quando juntam um designer imbecil e um prefeito idiota, vê no que dá!


São Paulo interessado em atender a determinação de viabilizar o acesso de deficientes aos meios de transporte, encontrou uma solução absurda que coloca em risco TODOS OS USUÁRIOS DE LINHAS DE ÕNIBUS.
Explicando: Na busca de soluções que facilitem a vida dos cadeirantes há alguns anos colocaram elevadores, rampas móveis, nas entradas, que se não eram as soluções ideais, cumpriam a determinação de transportar um ou outro cadeirante que faz uso do transporte público.

Agora encontraram uma solução simplesmente absurda. No meio do ônibus tem portas que ficam â altura das calçadas, sem degraus, solução barata que permite acesso fácil e eficiente para qualquer deficiente. Só que para o usuário comum que entra pela porta da frente e sai pela porta dos fundos, tem dois degraus para descer até o cobrador, e depois mais dois degraus para subir até a porta de saída
SIM!!!! Dois degraus para descer, e dois para subir NO MEIO DO CORREDOR, mesmo durante o rush se espremendo dos dois lados, sem a menor visibilidade de onde se pisa!!!!!!!!!!!!
Hoje, numa freada saí voando pelos degraus, por sorte fui generosamente apanhada em voo por um japonês com jeitão de lutador de sumô...

Mas, fico me perguntando, QUANTAS PESSOAS JÁ SE FERIRAM COM ESSA GENIALIDADE DE UM DESIGN IMBECIL E UM PREFEITO MAIS IMBECIL AINDA QUE APROVA ESSA BARBARIDADE?

É claro que considero justas as medidas que facilitem a vida dos cadeirantes, mas não as custas e riscos da grande maioria dos usuários que não são!

Como o que é 'BOM' para São Paulo, é ótimo para o todos, fica aqui o aviso, se aparecer um ônibus desses na sua cidade, bota fogo!

 
 
Visão do piso onde ficaria um deficiente físico, ou o local onde fica o cobrador, para o fim do ônibus onde fica a porta da saída. Lembrando que antes disso tem esses mesmos dois degraus para descer, com o ônibus em movimento, para chegar até a catraca.

Kassab, JÁ VAI TARDE!

Pronto, falei!

 

3 comentários:

  1. Realmente, essa foi de doer!

    Um dos critérios básicos utilizados pela ergonomia é a acessibilidade - coisa que não foi corretamente planejada neste caso. Infelizmente, problemas dessa natureza às vezes nem são por incompetência do designer, mas por corte de gastos dos órgãos administrativos que preferem o barato e ineficaz ao caro e eficiente.

    Ainda bem que não vi nenhum busão com esse problema aqui na minha cidade.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Klindo, eu pensei em falar sobre ergonomia, mas depois desisti, achei que poderia parecer frescura. Ergonomia é matéria obrigatória em qualquer design que se propõe a criar espaços utilitários. O conforto e a segurança são itens imprescindíveis!! Mas parece que isso é frescura para a prefeitura de São Paulo que deve ter deixado a cargo de apertadores de parafusos soluções tão importantes quanto essa.
      Falar com gente inteligente é sempre prazeiroso..

      Beijos meus

      Excluir
    2. Bah, imagina, llManuh: como comunicadores e formadores de opinião (olha como estamos importantes!) temos mesmo que mexer na ferida e apontar onde estão os problemas. Inclusive, sinto falta de blogs e sites que abordem problemas ligados a área do design aqui no Brasil. Quando puder, eu também vou abordar esse assunto no meu blog.

      E para quem acha que a ergonomia é uma coisa fresca, é bom ficar sabendo que ela é que nem juiz de futebol: a gente só lembra dele quando ele está trazendo problemas!

      Abraço.

      Excluir

Agradeço a sua visita e participação.