terça-feira, julho 24

* Machismo ainda????????



Que coisa mais primitiva!!!!
Machismo ainda?


Embora as mulheres tenham conseguido grandes vitórias profissionais, sabemos que elas ganham menos que os homens e têm que ralar muito, e até engolir a sua feminilidade para “subir na vida”. No Brasil, por exemplo, apenas 13,7% dos cargos executivos das empresas são ocupados por mulheres, segundo dados da pesquisa realizada em 2010 pelo Instituto Ethos em parceria com o IBOPE. 


Estranhamente a maioria dos brasileiros elegeu uma presidente para governar o país. Provavelmente o fato ocorreu, pois associaram Dilma à Lula. Mesmo assim a presidente, ou presidenta como ela prefere, recebeu críticas ferozes. Alguns diziam que ela era “dura”. A candidata Marina Silva também foi criticada devido à sua forma de vestir-se e pentear-se. Esperavam o quê? Provavelmente que candidatas à presidência se comportassem como “barbie girl”. 






Como as características do universo feminino ainda são poucas e até muito mal estudadas ainda se confunde o estereótipo do que é ser mulher com a verdadeira e forte essência feminina. Assunto que estudo desde 2001. É bom lembrar que mulheres sempre trabalharam e viram sua força ser aniquilada com o patriarcado exercido principalmente a partir da religião judaica cristã.



Os tempos mudaram, mas muitos homens ainda são machistas por aqui. Nem sempre as mulheres são sequer ouvidas. Acho que você já teceu algum comentário brilhante que não foi nem sequer ouvido pelos homens ao redor. E cinco segundos após o mesmo comentário foi repetido por um homem e não só ouvido como aplaudido, reconhecido e até implementado por todos ao redor. Parece que alguns homens e até mulheres não prestam muita atenção àquilo que é dito por uma mulher. Dizem que as mulheres falam duas vezes mais do que os homens, o motivo me parece óbvio: Elas precisam repetir e repetir para se fazerem ouvir. No mundo empresarial, repito, a respeitabilidade se dá quando o componente masculino, tanto no comportamento dos homens como das mulheres, se faz presente. Li uma pesquisa uma vez que dizia que até a voz das mulheres que trabalham é diferente da voz das mulheres mais femininas.

Se no descolado mundo empresarial a coisa anda, mas ainda é devagar, na esfera pessoal ela engatinha. Não só no Brasil, mas no mundo as tarefas domésticas em termos percentuais são de competência feminina. A carga horária dedicada ao lar (tarefas e/ou gerenciamento) ainda é das mulheres. Os homens até “ajudam”, mas não veem como responsabilidade sua a rotina doméstica. As mulheres por serem multiprocessuais acabam por ficar extremamente cansadas.

Já que cabe a elas: o gerenciamento do lar; a execução de tarefas domésticas (ter empregada doméstica hoje em dia está sendo considerado “out”); a responsabilidade junto aos filhos e seu desenvolvimento e até a de manter a chama do casamento sempre acessa graças a fogo e paixão. Sem contar, é óbvio, que devem estudar para poderem competir no mercado de trabalho, trabalhar e manterem-se eternamente jovens, lindas e com corpões sarados. Um dos requisitos mais bem vindos (segundo a visão dos homens) que uma mulher deve possuir, conforme uma pesquisa que li, é o bom humor. Vamos e venhamos ter esta disponibilidade toda de fato não é para qualquer uma e é no mínimo desumano.

Mulher normal passa baton “enquanto” coloca gasolina no carro. O “enquanto” é uma palavra bastante usada pela mulher moderna, já que ela tem que fazer mil coisas ao mesmo tempo. E segundo o que tenho observado elas andam muito cansadas.
Mesmo com esta versatilidade feminina o machismo se impõe e no nosso país o número de atrocidades cometido contra elas é um verdadeiro absurdo. Freud falava da inveja do pênis, acredito que nos tempos atuais muitos homens tem inveja da vagina, inveja deste “modus operandi” feminino. Quantas mulheres bonitas, trabalhadoras e boas mães estão sendo assassinadas por companheiros ingratos e machistas?







Está mais do que na hora de valorizar este ser ligado à vida, à ética e ao amor. Aliás, quem ama, não exaure, não espanca e nem sequer mata. Quem respeita profissionalmente ouve o que a mulher tem a dizer. Não faz dela motivo de piadas e muito menos de chacota nos corredores da empresa. (portal café Brasil.com.br – Suely Pavan Zanella)





Meu respeito a todos os homens que respeitam mulheres. Todos temos preconceitos, o importante é que não deixemos de pensar, questionar sobre eles.




3 comentários:

  1. Muitas vezes eu sinto VERGONHA de ser homem por tantos absurdos que nós impomos direta e indiretamente contra às mulheres.

    Desde criança os meninos recebem uma educação machista e acabam por achar as injustiças contra as mulheres como sendo algo normal ou socialmente aceitável. É preciso haver uma 'chacoalhada' para que as mulheres sejam ouvidas e admiradas pelo seu caráter e inteligência - e não vistas apenas como um objeto sexual.

    Isso sem falar em outras culturas, como na muçulmana, por exemplo, onde vemos mulheres sendo apedrejadas e obrigadas a se casarem com os estupradores.

    Quanto aos papéis sociais, estamos ainda em uma fase de transição do patriarcalismo bruto para a igualdade de sexos.
    Um dia chegamos lá...

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe um fator ainda mais preocupante nessa questão: são homens criados por mulheres igualmente machistas ou subjugadas. Só muda alguma coisa quando as mulheres derem um basta, é uma dura luta para uma sociedade mais justa e feliz para todos.
      Obrigada
      Beijos

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita e participação.