sexta-feira, julho 13

* Sorte ou azar na sexta treze?



Em 13 de janeiro o ENEPA deu uma informação equivocada aqui:

Era a primeira, mas não a última sexta 13 do ano, tivemos uma em janeiro, outra em Abril e agora sim, a última HOJE!!!
Desculpe a nossa falha! (se funciona até com os grandes meios de comunicação, há de funcionar também com essa atrapalhada blogueira!)
Sorte ou azar? Como já disse, até o que me acontece de ruim no dia 13 considero sorte. Em abril tive um dia desagradável, mas que se revelou o começo do fim de um período péssimo.
As opiniões se dividem nesse e sobre esse dia, vamos a sua origem:

 
13 – O Número Mágico

Mas, afinal, o que faz do 13 um número tão temido? Vamos conhecer?

O número 13 sempre teve um significado especial, nas mais diferentes civilizações. Mas, para compreender este número, temos que entender antes o significado do número 12. Muitos mitos, deidades e heróis aparecem na quantidade de 12 (12 profetas, 12 sábios, as 12 tribos de Israel, os 12 signos do zodíaco, às 12 horas, 12 = uma dúzia).
 O 12 encerra um sistema completo, coeso e perfeito. O 12 passa a ideia de segurança, de algo que está estruturado, perfeito e inviolável.


 O 13, então, significa a ruptura de tudo isso, a transformação (destruição). Após essa mudança, é possível continuar a evolução. O 13, como transformação, passa a ideia do desconhecido e, por isso, ele traz o “medo”.
 O número 13 sempre foi temido e evitado. Acreditava-se que até sua simples citação poderia trazer má sorte. Por isso, nos contos de fadas das histórias infantis, o número 13 nunca era dito e era uma grande surpresa abrir a porta que sucedia a porta número 12.
 Ninguém sabia o que esperar. Um dragão? O vilão? A bruxa má?
 Abrir a porta, após o número 12, significava destruir o que estava perfeito e estar fora de controle.
 A superstição de evitar 13 convidados à mesa veio da era cristã, pois transgrediu a perfeição do número 12, eram 13 à mesa, quando Judas traiu Jesus. Daí mais ainda a aversão ao número 13.
 Mas, a ideia de não juntar 13 à mesa é mais antiga e remonta à tradição de países nórdicos.

Diz a lenda que um banquete para 12 Deuses, no Valhalla (o paraíso escandinavo), provocou a ira do Deus do Fogo, Lóki, porque ele não tinha sido convidado. Enciumado, ele teria armado uma cilada para o Deus do Sol, Baldur, favorito de Odin, o Deus dos Deuses.

 Tanto é que, em alguns países, alguns hotéis e prédios não têm 13º andar, nem o número 13 em assentos de teatro e plataformas de trem.
 Existe até a fobia do número 13, que recebe o nome de Triskaidekaphobia. 

Exemplos de Pessoas Nascidas no dia 13 

O cubano Fidel Castro, Stevie Wonder (cantor), Thomas Jefferson (presidente dos Estados Unidos), Gary Gasparov (campeão xadrez), L.Ron Hubbard (fundador da Cientologia) e Margaret Tatcher (Ex-primeira ministra da Inglaterra) nasceram numa sexta-feira 13. 

Conclusão 

É importante explicar que o número 13 não indica o fim, mas sim a Transformação e o Renascimento.
 No judaísmo, 13 é a idade da maturidade para os meninos. As pessoas nascidas em um dia 13 são capazes de transformar radicalmente as suas vidas e o ambiente onde vivem. 

Sexta-Feira 13 

Este dia está associado à evolução de todo ser humano individualmente, mas, para a sociedade, pode representar agitação excessiva. Dia escolhido segundo a cultura popular, a Sexta-feira 13 é conhecida como “o dia do azar” ou de “usar amuleto no bolso”. O 13 corresponde a letra hebraica Mem, que representa o Renascimento e a Liberdade. Esta superstição também está associada ao fatídico dia em que o rei da França, Filipe o Belo, ordenou prender e matar todos os Templários (homens que se dedicavam a proteger os peregrinos que se dirigiam à Terra Santa) sob a acusação de feitiçaria.
 A superstição que envolve a Sexta-feira 13 surgiu com os romanos. Não tinha nada de azarento, mas, com o tempo, alguns fatos ocorridos nesta data, ano após ano, marcaram este dia, transformando a Sexta-feira 13 em um momento onde as pessoas deveriam tomar mais cuidado.
 A sexta-feira, por ser o dia de Frigga, a Deusa Bruxa do panteão nórdico, acabou associada à má sorte, pelas culturas cristãs, por isso o termo vindo de uma crença europeia que nas “Sextas-feiras 13 as bruxas estão soltas”.
 O 13 assumiu um significado negativo, na crença popular. Acabou por ter uma relação com o fim, com a morte.
 Segundo o folclorista Luís Câmara Cascudo, no Dicionário do Folclore Brasileiro, o dia 13 é um número fatídico, pressagiador de infelicidades.
 A palavra superstição primitivamente significava “vidente ou profeta”. As superstições surgem como explicação para os fatos que desconhecemos.
 Quem comemora o aniversário em uma Sexta-feira 13 não deve ficar preocupado, pois o número 13 também simboliza o número dos Anjos e da Sorte.
 Acredite, a superstição e o azar estão ligados apenas à acomodação e a falta de fé, uma maneira de encontrarmos culpados para os nossos insucessos ou fracassos, muitas vezes resultantes da nossa própria falta de esforço e dedicação. Quando as coisas não acontecem, culpamos o azar. Quando tudo dá certo, aí sim somos “sortudos”.
 Infelizmente, o ser humano socializa apenas os seus fracassos. Devemos lembrar que a superstição está ligada à falta de conhecimento, mas quando nos tornamos mais conscientes, nossa forma-pensamento se fortalece.(vidaespiritualidade). 

Tenha uma feliz sexta feira 13!


1 - Qualquer mês que começar em um domingo terá uma sexta-feira 13. E existe pelo menos uma por ano.
2 - Na sexta-feira, 13 de dezembro de 1968 o governo militar do Brasil decretou o AI-5, que mergulhou o país em seu pior momento na ditadura.
3 - O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939 onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e morreram 71 pessoas.
4 - A queda do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972. Os acontecimentos neste acidente deram origem ao filme “Vivos”! de 1993 com direção de Frank Marshall (Resgate Abaixo de Zero).
5 - Sem falar da série de sucessos no cinema cujo nome é exatamente Sexta-Feira 13. Em todos os filmes (menos no primeiro) um serial killer, nascido em uma sexta-feira 13, mata pessoas que se arriscam a se hospedar em Crystal Lake. A série terá mais um filme com estreia marcada para 13 de fevereiro de 2009, claro que é uma sexta.
6 - A fobia ao número 13 tem o nome de triskaidekaphofia e que a o medo específico da sexta-feira 13 é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia?
7 - Sabia que segundo o Instituto da Fobia de Ashville, na Carolina do norte (EUA), se estima que 17 a 21 milhões de americanos ficam em casa quando é sexta-feira 13, devido ao medo de lhe poder acontecer alguma coisa?
8 - E que, segundo um recente estudo da maior seguradora britânica, existem mais registos de acidentes nas sextas-feiras 13? … com um acréscimo de 13%?!!!
9 - Sabia que no Japão e alguns países da Ásia, o número 13 não existe nos prédios?
10 - E que o cantor Roberto Carlos sendo um homem muito supersticioso, simplesmente tira folga, não só nas sextas-feiras treze, mas também em todos os dias 13 do ano, para evitar maus agouros?
11 - Que no judaísmo o número 13 não indica o fim, mas sim a transformação, o renascimento?
12 - E que nos Estados Unidos o número 13 é estimado porque eram 13 os estados que inicialmente constituíam a Federação norte americana?
13 - E que para os místicos este dia está associado à evolução do ser, sendo um dos dias mais poderosos, pois o número 13 somado é igual a 4, e este representa os quatro elementos: água, terra, fogo e ar?
14  Sabia, ainda, que apesar das pesadas críticas ao filme “Friday the 13th”, já que muitas pessoas lhe imputam a culpa de ser responsável por muitas mortes que ocorrem por torturas, consumo de drogas e sexo, o filme continua a ser um sucesso entre os jovens da atualidade? (tediado).


"Os otimistas se baseiam na soma dos números que compõe o 13 (1 + 3 = 4), que simbolizam prosperidade e sorte. No México, o número é adotado como algo santo, é o caso das 13 cabras sagradas, e no Hinduísmo, 13 é um número religioso, vide as 13 estátuas de Buda presentes em seus templos". (vila mulher)

 Beleza  sobre o tema...
 Festa tradicional de sexta 13 em Montalegre - Portugal

Não podemos esquecer a maldição dos hackers, hoje é um dia que se deve tomar muito cuidado com virus. Tempos modernos! rss

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a sua visita e participação.