sábado, março 10

* Tempestade Solar, a mais importante dos últimos cinco anos

Imagem do Sol de 6 de março. A diferença de cores se deve aos vários comprimentos de onda usados para captar a luz.




Imagens divulgadas pela Nasa mostram uma nova erupção solar.



Aurora Boreal - Islândia.



A maior tempestade solar dos últimos cinco anos enviou uma enorme onda de radiação para a atmosfera da Terra, criando um brilhante espetáculo de aurora boreal na região de Yellowknife, Canadá, nesta quinta-feira (8).

                                                                         

As luzes do norte da aurora boreal preencheram o céu acima da Capela Ortodoxa de São Nicolas, em Kenai, no Alasca.



A maior tempestade solar dos últimos cinco anos provocou um espetáculo no céu de Abisko, na Lapônia sueca, nesta quarta-feira (7).
    

 
Quarta feira, 7. Aurora boreal em Abisko, Lapônea Sueca.













Quinta, 8. Aurora Boreal em Butte - Alaska.

 A tempestade solar que atinge a Terra desde quinta-feira (8) está mais forte do que os cientistas identificaram inicialmente. Nesta sexta, a Nasa afirmou que a tempestade geomagnética foi elevada do nível G1 ao nível G3, em uma escala que vai de G1 a G5, onde G5 é o mais forte.

O fenômeno não tem impacto direto sobre as pessoas nem sobre a natureza, mas pode afetar o funcionamento de satélites, GPS e redes de energia. Além disso, a interferência causada pela radiação solar fez com que algumas companhias desviassem a rota dos voos próximos aos polos.
As auroras boreais, que puderam ser vistas em várias regiões na noite de quinta, também são provocadas por essa interação.
No começo da semana, o Sol emitiu uma nuvem de partículas e radiação, que interagiu com a Terra, trazendo todas essas consequências. Essa erupção solar foi considerada a mais forte nos últimos cinco anos.
Na quinta, a tempestade geomagnética provocada pela atividade do Sol deu sinais de que seria fraca. Porém, uma mudança de direção nos campos magnéticos da nuvens emitidas pelo astro fez com que a tempestade ganhasse força.
Novas imagens divulgadas pela Nasa mostram a evolução de uma nova erupção solar que começou na madrugada desta sexta-feira (9).
De acordo com a agência espacial, a nuvem de partículas e radiação deve atingir o envelope magnético que circunda a Terra na manhã de domingo (11).
(G1)


É quando a grandeza da natureza mostra nossa real importância, nosso verdadeiro tamanho no universo.

Babei nessas imagens!

4 comentários:

  1. REZAM MEUS OLHOS

    Rezam meus olhos
    quando contemplo a beleza.

    Helena Kolody

    ResponderExcluir
  2. Eu também babei nessas imagens! rss
    O que acho engraçado é que tem um monte de doidos por aí que acreditam que no dia 21/12/12 o planeta Terra será destruído por uma tempestade solar influenciada pelo alinhamento com o núcleo da galáxia! Rarará! Eita povinho pra gostar de um apocalipse!

    Inté.

    ResponderExcluir
  3. Bela postagem colorida.

    ResponderExcluir
  4. Uma festa de cores, imagine ver esse espetáculo ao vivo e todas essas cores.. A natureza é genial! Tão genial que não se iluda a humanidade que destroi esse planeta, se a Terra tiver que ser destruida vai ser bem devagarinho, ainda passaremos muita sede, muita fome, muito calor, muito frio, sofreremos ainda muitas mutações... Não vai ser em nenhum grande evento não..rss

    Obrigada,

    Beijos

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita e participação.