terça-feira, março 27

* Mais uma vez um triste espetáculo dos torcedores de futebol de São Paulo


A guerra entre as torcidas de futebol em São Paulo


11/06/2009 - Corintianos presos por briga na Marginal Tietê são soltos. Em São Paulo

 Um grupo de 19 torcedores da Gaviões da Rua São Jorge, do Corinthians, que haviam sido presos na quarta-feira passada após participar de um confronto com torcedores do Vasco, tiveram a prisão relaxada, sendo autorizados a responder por seus crimes em liberdade.

(FolhaPress)



06/06/2009 - Torcedores detidos em conflito em SP esperam julgamento na prisão. Em São Paulo

 Dezenove dos 32 torcedores detidos após o confronto entre as torcidas do Vasco e do Corinthians, na última quarta-feira, foram indiciados pela polícia e devem aguardar julgamento presos. Nesta sexta, eles começaram a ser transferidos para um CDP (Centro de Detenção Provisória) em São Paulo.

(FolhaPress)



05/06/2009 - Investigações podem levar 22 corintianos à prisão. Em São Paulo

 As investigações da Decradi (Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância) podem fazer com que até 22 corintianos respondam, presos, por terem participado da briga com os vascaínos. Nesta quinta-feira, pelo menos cinco haviam sido indiciados.

(FolhaPress)



04/06/2009 - Torcedor morre em conflito entre vascaínos e corintianos na Marginal. Em São Paulo

 Torcedores do Corinthians e do Vasco entraram em confronto nesta quarta-feira, na Marginal Tietê, em São Paulo, antes da partida semifinal da Copa do Brasil entre as duas equipes no estádio do Pacaembu. De acordo com a Polícia Militar, uma pessoa morreu no conflito e o corpo segue no local para investigação.

(Folha Press)


Torcid - 03/12/2011 - Aliança entre vascaínos e palmeirenses preocupa polícia de SP

Vasco e Palmeiras terão o mesmo objetivo em campo amanhã: tirar o título nacional das mãos do Corinthians.

Os palmeirenses, por pura rivalidade. Os vascaínos, porque, se ganharem no Rio e o Corinthians perder no Pacaembu, serão campeões.

Não será a primeira missão em comum entre as duas torcidas. A amizade entre as principais organizadas de Vasco e Palmeiras -Força Jovem e Mancha Alviverde- é um dos mais longevos casos de aliança do tipo entre facções de Estados diferentes.

(FSP)



Dia 25 de março, horas antes do clássico entre Palmeiras e Corinthians, um embate marcado pela internet entre as torcidas, aconteceu na av. Inajar de Souza, zona norte da capital, enquanto o jogo aconteceria horas mais tarde na zona oeste.
Com cuidados maiores da Segurança Pública nos estádios, agora os conflitos acontecem na rua, colocando em risco a população que tem nadinha a ver com futebol nem com torcidas organizadas... Comércio, famílias, tudo a mercê desses vândalos, enquanto a polícia se confessa em número insuficiente para conter a fúria dos torcedores e garantir a segurança dos moradores da região. 

Um jovem morto, outro com morte encefálica. 

Não posso dizer que lamento essas mortes, mas lamento muito a negligência das autoridades em permitir ano após ano que essas ações se repitam.


2 comentários:

  1. Não parece mas o Brasil é campeão em mortes por conta de brigas de futebol. Antigamente era bem pior, tinha briga dentro dos estádios (vide Pacaembu 1995).

    Mas tem solução, se na Inglaterra que era bem pior pois morreram mais de 40 em 1986 e quase 100 em 1989 (ambos envolvidos hooligans do Liverpool FC) resolveram porque aqui não?

    Vitorio.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você, bastaria disposição e coragem para combater a violência! Mas falta!
    Obrigada,

    Beijos meus

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita e participação.