segunda-feira, janeiro 23

* Pinheirinho - São José dos Campos - SP.

22 de janeiro de 2012.


Depois da operação "espalha craqueiro" na capital do estado de São Paulo, a gloriosa PM a serviço e comando do governador Geraldo Alckmin, agora se dedica a reintegração de posse de uma área ocupada desde 2004, em São José dos Campos, a 87 quilometros da capital. No local, viviam cerca de 1.600 famílias, segundo o censo da Prefeitura. Com o tempo, o Pinheirinho se tornou um bairro, com comércio variado e igrejas.


As pessoas que foram expulsas de suas casas, nem sempre barracos, não puderam retirar seus pertences e foram encaminhadas para abrigos improvisados, homens, mulheres, crianças, idosos, cadastrados para futuros empreendimentos que possam vir a abrigá-los definitivamente, quem sabe...! Cerca de mil moradores se abrigaram na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e chegaram a ser atacados com bombas pela PM, por volta das 23h.

Nada fala mais alto do que as imagens!!!A reintegração de posse – autorizada pela Justiça – foi realizada pela Polícia Militar e teve início às 6h deste domingo. Participaram da operação 1.800 homens.


Polícia armada, não só com armas de efeito moral.


Essa é a realidade do estado que mais arrecada no Brasil.
Não estamos questionando o direito de posse de ninguém, resta saber se cabe ao governo garantir o direito de poucos em prejuizo do direito de muitos, ou se não seria possível garantir um abrigo definitivo para essas pessoas, antes de jogá-las em depósitos improvisados com a promessa (APENAS ISSO..!) de que a médio ou longo prazo algumas medidas serão tomadas para que não se transformem em moradores de rua.
Na área, com cerca de 1 milhão de metros quadrados e ocupada há sete anos, vivem, segundo levantamento da prefeitura, 6 mil pessoas. Já para os moradores, esse número é de 9,6 mil.




Talvez pareça irrelevante, mas o terreno que acabam de desocupar, pertence à massa falida da empresa Selecta Comércio e Indústria S/A, do investidor vigarista NAJI NAHAS, alguém lembra dele?

Remember:
" Naji Robert Nahas é um empresário, atuando como comitente de grande porte na área de investimentos e especulação financeira. Brasileiro nascido no Líbano. Chegou ao Brasil no começo da década de 1970 com 50 milhões de dólares para investir e montou um conglomerado de empresas que incluía fábricas, fazendas de produção de coelhos, banco, seguradora e outros. Tornou-se nacionalmente conhecido depois de ter sido acusado como responsável pela quebra da Bolsa de Valores do Rio de Janeiro em 1989.
De acordo com reportagem da revista Veja, Nahas tomava emprestado de bancos e aplicava na bolsa, fazendo negócios consigo mesmo por meio de laranjas e corretores, inflando as cotações. Ante grandes valorizações de ações, os bancos pararam de lhe emprestar, causando quebra em cascata na bolsa do Rio, que nunca se recuperou totalmente. Após todos os processos referentes a este caso terem sido julgados, foi absolvido de todas as acusações."

Já circula pela região panfletos de um grande projeto imobiliário de luxo, cuja construção deve iniciar num futuro muito próximo. Como na capital de São Paulo, não existe preocupação com os cidadãos, o que existe é a pressa dos especuladores imobilíários, com as benções do governador do estado e prefeitos.


A justiça federal não pode intervir numa decisão da justiça estadual.

11 comentários:

  1. Lastimavel...coisas do Pinocchio, cara de pau "Papa Hostia" convicto Opus Dei.

    ResponderExcluir
  2. Lamentavelmente, é esse o sistema de trato do PSDB com o povo: à base da truculência. A Yeda Crisius também fez história na repressão aos movimentos sociais quando governou o RS.

    Até quando São Paulo vai se submeter a isso?

    ResponderExcluir
  3. Não me interesso muito pelo que acontece em outros Estados da Federação.

    ResponderExcluir
  4. Isso não ocorre só em São Paulo...

    ResponderExcluir
  5. Betty, eu sei, mas não devia...rsss
    Sei que acontece também em outros estados onde os governadores estão mais preocupados com seus interesses financeiros, com a corrupção, com a grana alta que rende a especulação imobiliária, do que com a população.

    Muito obrigada pela visita.

    Agradeço tambérm a sua visita Julius, seu comenário, e do companheiro anônimo.

    Beijos meus

    ResponderExcluir
  6. ALEXANDER JOSÉ DE FREITAS27 janeiro, 2012 14:48

    Boa tarde senhorita llManuh, eu procurava novas notícias sobre a ocupação Pinheirinho quando me deparo com uma pergunta pertinente feita por um usuário do site "Yahoo"! "Por que esperaram 8 anos para atacar a ocupação Pinheirinho?" A pergunta é excelente porém o desenvolvimento que ele deu ao texto é ruim, pífio, limitado, parece mais um PM paulista tentando se justificar. A responsabilidade da polícia ter agido daquela forma violenta, truculenta e covarde é unicamente do governo de São Paulo, do governador Geraldo Alckmim! Agora, já por estas famílias não terem a propriedade daquelas terras ou de outro lugar para morarem são de responsabilidade do prefeito de São José dos Campos, do governador Geraldo Alckmim, e da presidente Dilma Rousset, da Justiça brasileira! Quanto a confusão que se faz entre o governo Lula e Dilma deve-se dizer que Lula dá tanto pitaco, a presença dele é tão forte no atual governo que Dilma acaba virando "atriz coadjuvante", ou uma Vice Presidente de Luxo! Vale lembrar que o Massacre/Batalha do Pinheirinho era mais uma tragedia brasileira anunciada! Quem acompanhava a mais tempo sabia disso, e dias antes do fatídico dia se via através de sites de notícias a preparação dos moradores para a resistência despejo, fotos impressionantes de pessoas armadas com paus e pedras, escudos improvisados, capacetes ciclísticos, uma nova Canudos surgiu ali! Assim como o massacre de Eldorado dos Carajás no Pará era previsível, sabemos como as pessoas que compõem as polícias, os exércitos, as forças de segurança aqui no Brasil são recrutadas, sabemos o tipo de gente que é recrutada, jagunços ou gente chegada a jagunçagem, afinal não é qualquer um que aceita\presta a fazer um "papel" desses!Voltando à Eldorado dos Carajás, nenhum dos governos em qualquer nível, esfera de poder, incluindo o judiciário moveram uma palha sequer para evitar as mortes, a tragédia. Fernando Henrique Cardoso era o presidente, O PT, Lula, que faziam oposição e o criticaram severamente pela omissão! Dilma imita FHC e se omite mais uma vez, aliás muita gente além de Dilma se omitiu! Dilma é a presidente, e poderia reverter até a ordem judicial, ou uma única palavra de bom censo, mas ela não fez nada, lavou as mãos, e foi receber a medalha 25 de Janeiro das mãos sujas do Kassab, apertar as mãos ainda sujas de sangue do governador Geraldo Alckmim, de FHC! A pergunta do "popular" continua aberta, (imprescindível essa pergunta) esperando resposta, assim como os problemas político-sociais-culturais deste imenso e inenarrável Brasil! A esfinge nos propôs o enigma: Responda, Erre e Seja Devorada! A militância não pode cegar as pessoas!

    ResponderExcluir
  7. A justiça federal tentou barrar a decisão paulista,instituindo um prazo de 15 dias para avaliar as muitas irregularidades dele, foi ignorada! Fora isso, havia um acordo da prefeitura de Sâo José dos Campos, comunidade e representantes petistas, confirmado na noite de sábado, anterior à manhã de domingo da desocupação.
    A responsabilidade é toda da prefeitura e do governo do Estado de São Paulo!
    São Paulo elegeu um crápula para governador, lhe deu poderes, e não seria uma ação democrática depor um governador eleito pelo glorioso povo de São Paulo, ao contrário, cabe a um presidente democrata respeitar a vontade do povo.
    Agora aguenta, faltam só 3 anos para o Alckmin acabar com SP.

    Obrigada a todos,

    Beijos meus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se seria democrático depor o fdp do Geraldo Alckmin mas com certeza seria o correto a fazer.

      Se houvesse um movimento unificado pelo impeachment e se houvesse como provar as mortes e violações dos direitos humanos lá cometidos pela PM, talvez conseguíssemos tira-lo do poder. Corrupção que também tem bastante no governo dele mas a imprensa chapa branca não noticia nada com medo de perder verbas publicitárias.

      Vitorio.

      Excluir
  8. Alexander, em tempo: O que tem o Lula a ver com isso?

    ResponderExcluir
  9. Não é possível que o prefeito não fará nada quanto a esse absurdo,deveriam tomar vergonha na cara lavada que eles tem e arrumar uma moradia urgente para toda aquela gente sofrida e desalojada por eles.perdoe-me mas o que fizeram foi uma puta sacanagem,e foram eles que os colocam no poder,isso que é hironia!
    Beeeeeeeeeeeeeeeeeeijos IIManuh

    ResponderExcluir
  10. Nadinha, Pepita!
    Cadastra os desalojados e promete pra quem sabe um dia desses! Até o governo federal liberar verbas emergenciais e dai.., já sabemos no que dá!
    Obrigada, pela visita, volte sempre!
    Beijos meus

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita e participação.