terça-feira, janeiro 17

* Gaudí e os Gaudís mundo afora.



Antoni Placid Gaudí i Cornet (Reus ou Riudoms, 25 de junho de 1852 — Barcelona, 10 de junho de 1926) foi um arquiteto catalão, um dos símbolos da cidade de Barcelona, onde se educou e passou grande parte da vida. Aparece como um arquiteto de novas concepções plásticas ligado ao modernismo catalão (a variante local da art nouveau).  Algumas de suas obras-primas, mais notavelmente o Templo Expiatório da Sagrada Família possuem um poder quase alucinatório.

Templo Expiatório da Sagrada Família - Barcelona - Espanha

Mas a que mais me impressiona é essa:
Parque Guell - Barcelona - Espanha




Parque Guell


Gabriel Joaquim dos Santos (1892 – 1985) foi um artista popular brasileiro, mestre na arquitetura espontânea, natural da cidade de São Pedro da Aldeia - Rio de Janeiro - Brasil. Nunca  ouviu falar em Gaudí
Casa da Flor ou Casa de Pedra - São Pedro da Aldeia - Rio de Janeiro - Brasil.


"O que é, não sei... Aí tem um mistério na minha vida que eu mesmo não posso compreender. Os homens fazem trabalho, mas precisam aprender... Um carpinteiro precisa aprender. Eu não aprendi com ninguém. Eu não tive escola. Aprendi no ar, aprendi no vento... Isso não é de mim. Deus me deu essa inteligência, vêm aquelas coisas na memória e eu vou fazer tudo perfeitozinho conforme sonhei."
Gabriel Joaquim dos Santos (1892-1985)


Algumas coisas eu não entendo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a sua visita e participação.