sexta-feira, agosto 17

* A paz




O SÁBIO SAMURAI 

       Perto de Tóquio, vivia um grande samurai, já idoso, que agora se dedicava a ensinar Zen aos jovens. Apesar de sua idade, corria a lenda de que ainda era capaz de derrotar qualquer adversário. 
       Certa tarde, um guerreiro, conhecido por sua total falta de escrúpulos, apareceu por ali. Era famoso por utilizar a técnica da provocação. Esperava que seu adversário fizesse o primeiro movimento e, dotado de uma inteligência privilegiada para observar os erros cometidos, contra-atacava com velocidade fulminante. O jovem e impaciente guerreiro jamais havia perdido uma luta. Conhecendo a reputação do samurai, estava ali para derrotá-lo e aumentar sua fama.
      Todos os estudantes se manifestaram contra a ideia, mas o velho e sábio samurai aceitou o desafio. Foram todos para a praça da cidade. Lá, o jovem começou a insultar o velho mestre. Chutou algumas pedras em sua direção, cuspiu em seu rosto, gritou todos os insultos que conhecia, ofendendo, inclusive, seus ancestrais. Durante horas fez tudo para provocá-lo, mas o velho sábio permaneceu impassível. No final da tarde, sentindo-se exausto e humilhado, o impetuoso guerreiro desistiu e retirou-se. 
       Desapontados pelo fato de o mestre ter aceitado tantos insultos e tantas provocações, os alunos perguntaram: — Como o senhor pôde suportar tanta indignidade? Por que não usou sua espada, mesmo sabendo que poderia perder a luta, ao invés de se mostrar covarde e medroso diante de todos nós? 
      Se alguém chega até você com um presente, e você não o aceita, a quem pertence o presente? — perguntou o Samurai. 
      A quem tentou entregá-lo — respondeu um dos discípulos. 
      O mesmo vale para a inveja, a raiva e os insultos — disse o mestre. — Quando não são aceitos, continuam pertencendo a quem os carrega consigo. A sua paz interior, depende exclusivamente de você. As pessoas não podem lhe tirar a serenidade, só se você permitir. (paxprofundis.org)

Bom final de semana!!!

6 comentários:

  1. A velha sabedoria oriental, rss

    Quem esquenta a cabeça com os 'ad hominens' só está dando razão ao agressor. Por isso não esquento quando os gringos nos chamam de "macacos", "favelados" ou "mal-educados", pois isso só mostra a imensa ignorância de quem diz essas coisas. Os brasileiros são tão "inferiores" aos gringos, que hoje somos a 7ª maior potência econômica do mundo. Rarará!

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é? Como invejo a sabedoria oriental! rss Eles sempre usaram um controle remoto invisível para tirar da frente os desagradáveis...rss Temos nós os ocidentais muito a aprender com eles! rss
      Obrigada,

      Beijos meus

      Excluir
  2. Ë preciso administrar as nossas emoções, detonamos facilmente o gatilho da agressividade contra os que nos frustam. Temos (também] de tomar cuidado com a nossa postura diante da vida. Quem é incapaz de questionar as próprias verdades não tem mais nada a aprender. Seu conhecimento se transforma num cárcere. [Augusto Cury)
    Dona IImanuh, a senhora sisqueceu di mim, óh que dó di mim! Paulão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu mega super amado amigo incondicional que de postura zen entende tudo..rss
      Não, Paulão, esqueci nada, mas vez em quando eu sinto necessidade de recolhimento, de uma morridinha básica, você sabe disso!Ando cheia de projetos novos, com pouco tempo para ficar por aqui, mas nunca poderia esquecer as pessoas que me são caras!
      Muito obrigada pela participação e pela visita.
      Beijos meus

      Excluir
  3. É uma grandeza de espírito muito grande. Para conseguir é necessário somente ,muita força de vontade. Pelo menos na minha opinião.

    boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fosse fácil não seria o feito de um mestre oriental...rss Na cultura ocidental estamos mais para olho por olho, dente por dente... Mas me faz bem imaginar essa paz, saber que é possível.
      Obrigada Von_Franz

      Beijos meus

      Excluir

Agradeço a sua visita e participação.