quinta-feira, agosto 16

* Se só existe no Brasil e não é jabuticaba...



Essa frase dita nessa semana pelo advogado de Valdemar Costa Neto na CPI é um dito popular que nem sempre intenciona desvalorizar as coisas do Brasil, mas para os amantes da jabuticaba lembra que até mais que a banana, essa frutinha é muito mais made in Brazil...

A jabuticaba, também chamada *fruita em São Paulo, é o fruto da jabuticabeira, uma árvore frutífera brasileira da família das mirtáceas, nativa da Mata Atlântica, que demora vinte anos para frutificar. Com a recente mudança na nomenclatura botânica, há divergências sobre a classificação da espécie: Myrciaria cauliflora (Mart.) O. Berg. 1854 ou Plinia trunciflora (O. Berg) Kausel 1956. Segundo Lorenzi et al. , a segunda seria outra espécie, a jabuticaba-café.
Descrita inicialmente em 1828 a partir de material cultivado, sua origem é desconhecida.
Outros nomes populares: jabuticabeira-preta, jabuticabeira-rajada, jabuticabeira-rósea, jabuticabeira-vermelho-branca, jabuticaba-paulista, jabuticaba-ponhema, jabuticaba-açu.
Outra espécie de jabuticaba é a Myrciaria jaboticaba (Vell.) Berg, conhecida como jabuticaba-sabará e encontrada com mais frequência nos estados de Goiás, Minas Gerais e São Paulo, no Brasil.
*Sou de São Paulo e nunca ouvi falar nisso, mas se a Wikipédia disse, tá falado!


Nomes Populares - Jabuticaba (jabuticabeira) 

Nome Científico - Myrcia cauliflora Berg / família Myrtaceae.
Origem - Brasil - Mata Atlântica
Partes usadas - Folhas e frutos.
Características da planta - Árvore de até 8 metros de altura e porte piramidal. Folhas vermelhas quando jovens, verdes posteriormente. Suas flores são alvas e surgem diretamente do caule. Floresce duas vezes ao ano: de julho a agosto e de novembro a dezembro.
Fruto - Seu fruto é arredondado de coloração roxoescura, com polpa esbranquiçada, adocicada, envolvendo de 1 a 4 sementes. Surge de agosto a setembro e de janeiro a fevereiro.
Cultivo - A jabuticabeira prefere solos profundos e ricos em matéria orgânica. Exige muita água. Desenvolve-se em qualquer tipo de clima e solo. O crescimento é lento e o plantio deve ser feito na época das chuvas, por sementes e enxertia.



Ontem comprei um pacotão, estamos em plena safra! Oh delícia!! Matei minha vontade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a sua visita e participação.