domingo, outubro 20

* Horário de Verão.. DE NOVO!




O horário de verão, que nesta temporada vai até o dia 16 de fevereiro de 2014, vai valer para todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Tocantins, que chegou a aderir no ano passado, foi excluído novamente este ano e a Bahia, que adotou o horário em 2011, também está fora da mudança.
No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932 pelo então presidente Getúlio Vargas. A medida é adotada sempre nesta época do ano, quando os dias são mais longos por causa da posição da Terra em relação ao Sol e a luminosidade natural pode ser melhor aproveitada, reduzindo o consumo de energia nos horários de pico e evitando o uso de energia gerada por termelétricas, que é mais cara e mais poluente do que a gerada pelas hidrelétricas. Também no fim do ano há um aumento na demanda por energia, resultante do calor e do crescimento da produção industrial devido ao Natal.

Na última temporada (2012/2013), o horário de verão gerou uma economia de 4,5% no período de pico (entre as 18h e as 21h) nos estados em que foi implementado.

Alimentos e hábitos ajudam na produção da melatonina e no controle do cortisol, hormônios que ‘enlouquecem’ por causa do adiantamento dos ponteiros do relógio.

Ao adiantar uma hora os ponteiros dos relógios, o corpo humano pode sofrer alterações hormonais que influenciam diretamente no humor, no cansaço e na preguiça. O motivo é que a produção de melatonina e de cortisol “enlouquecem”.

A melatonina, também chamada de hormônio do sono, é produzida nas horas de descanso. O fato de dormir uma hora a menos repercute nas reservas corpóreas da substância. Uma reação é o aumento da produção de cortisol, conhecido como hormônio do estresse, e por isso o humor também é afetado nos primeiros dias de vigência do horário de verão.

Para sofrer menos nessa transição, a dieta é peça-chave e o segredo é apostar em alimentos que facilitam a produção do hormônio do sono. Veja quais são eles

Leite: um dos alimentos que ajuda no sono.  BANANA, Uva e suco de uva, vinho, Cidreira, Gergelim, Hortelã, Arroz, Aveia, Milho, Cebola, Cereja.

Já o endocrinologista Alfredo Cury, proprietário do Spa Posse do Corpo, orienta quais hábitos ajudam neste processo. Segundo ele, o ideal é:

- Deitar e levantar nos mesmos horários em que está acostumado. Não se deve aumentar o tempo de sono por conta da mudança;

- Durma de janelas abertas, nos primeiros dias do horário de verão, para que o corpo se acostume a acordar com a claridade;

- Tome bastante líquido, como sucos naturais e água de coco. A desidratação compromete a qualidade do sono e deixa mais difícil dormir ou acordar (IG)

2 comentários:

  1. llManuh, me desculpe se eu parecer bairrista, mas é nessa hora que eu me sinto aliviado por morar no nordeste! rss
    Você não imagina o quanto eu sofri na época que colocaram esse maldito horário aqui na minha terra! Lembro que teve até abaixo-assinado para tirarem essa porqueira de horário daqui!
    Mas tem um porém: a programação da tevê fica totalmente desajustada. Minha mãe que acordava todos os dias às 7h para assistir a novena, agora precisa levantar às 6h! Sorte minha que não assisto televisão! Rarará!

    Abração.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quem sou eu para condenar o bairrismo? ahahahaha..
      Quanto ao horário de verão, uma semana depois, confesso, estou me sentindo um trapo!
      Se não fosse por mais nada, seria preciso considerar que faz mal à saúde! Vale o custo?
      Mães...! rss A minha que vê tv 24 horas por dia também deve passar perreio! rss
      Obrigada,

      Beijos meus

      Excluir

Agradeço a sua visita e participação.