segunda-feira, fevereiro 13

* Eloá, a jovem vítima de um obsessivo!



Eloá Cristina Pimentel, 15 anos, estudante, uma menina de Santo André, grande São Paulo, linda, jovem e cheia de sonhos como qualquer garota de sua idade.
Lindemberg Alves Fernandes, 22 anos, um jovem ciumento, violento, desocupado, aprendiz de assassino.

13 de outubro de 2008, depois de perseguir por dias a menina pelas ruas, pela escola, e de tê-la agredido, se sentindo rejeitado, Lindemberg invade armado, com farta munição, a casa de Eloá onde ela está estudando com colegas de classe.

É o início de mais de 100 horas de sequestro, o mais longo da história policial brasileira, acompanhado ao vivo por todo o Brasil, uma sucessão de erros da polícia, da imprensa sensacionalista, e um final trágico.
Eloá morre baleada na cabeça e na virilha, depois de mais de 100 horas de torturas físicas e psicológicas. A amiga, Nayara, que tentou negociar com o sequestrador, sai ferida com um tiro no maxilar.
Lindemberg é preso, sem ferimentos, mostra-se confuso. Como todo covarde, simula problemas psicológicos, emocionais, psiquiátricos.
Começa hoje seu julgamento.
A defesa que até agora não quis se manifestar...."Lindemberg é um bom menino, um ingenuo..."(!!!), deve tentar desqualificar a vítima, desmoralizá-la, para justificar a perseguição, a tortura e a morte que lhe foi imposta precocemente, tragicamente.
Lindemberg deve ser condenado pelo juri popular, seis homens e uma mulher(!), a pena mínima de 50 anos, máxima de 100, por homicídio, tentativa de homicídio, sequestro, tortura, cárcere privado... Com 100 anos de pena, o máximo permitido será 30. Com todos os benefícios, Lindemberg hoje com 25 anos, em 10 anos estará nas ruas.
Dizem os otimistas que a justiça hoje é mais dura do que há alguns anos, dessa forma, cumpriria 20 anos, estaria livre antes dos 45, já que está preso há 3!


É! O código penal brasileiro precisa ser revisto!
-----------------------------------

Sentença: 256 anos de prisão seria a máxima para os 12 crimes que foi acusado!
Foi condenado a 98 anos e 10 meses
16.02.2012 Santo André - SP!


Sei que não cumprirá mais de 30 anos de prisão, mas, quanto maior a pena, menor a possibilidade de benefícios.
Se o resultado dessa pena, que não trará de volta a vida da garota assassinada, servir para mudar minimamente a mentalidade de quem até agora acreditou que ameaçar, torturar e matar custaria menos, terá valido. 



2 comentários:

  1. Olá, llManuh.
    Eu acompanhei ao vivo pela tv esse caso trágico. O que falta para mudar o código penal é vontade política. Sei que o crime foi passional, mas libertar um criminoso após deixá-lo por 10 anos na universidade do crime (as penitenciárias em geral) é um tiro no pé da sociedade. Ou reformula-se o sistema carcerário nacional, ou viveremos à beira de uma guerra civil.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Eu entendo que um gesto passional é a reação rápida, como uma pessoa que mata a amada ao vê-la com outro. No caso de Lindemberg, podemos dizer que foi uma atitude gerada pelo desejo de posse, de controle, uma ação premeditada, perversa, que não sei se tem a ver com sentimentos amorosos, ou o que entendemos como paixão. O que sei é que essa atitude : "se não for minha, não será de mais ninguém" tem que contar com menor tolerância, é inadmissível essa mentalidade, matar em nome de um direito que acredita ter sobre o outro.
    Nenhuma pena será castigo suficiente, mas que esse processo leve a sociedade a uma reflexão sobre essa questão que é muito comum na nossa cultura.
    Obrigada, beijos.

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita e participação.