sexta-feira, fevereiro 3

* Cracolândia: entre a Kassabolândia e o Memorial da Democracia

SÃO PAULO - A prefeitura de São Paulo enviou para a Câmara Municipal, no começo da tarde desta quarta-feira, um projeto de lei que concede uma área de 2.200 m² na Nova Luz, área antes ocupada pela Cracolândia, para abrigar o Instituto Lula.

A manchete é nitroglicerina pura em campos paulistânicos!


Quando a gloriosa PM de São Paulo, sob ordens do governador Geraldo Alckmin, em associação com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, invadiu a Cracolândia numa ação que parece ter sido resolvida durante o café depois do jantar, sem o menor planejamento, ou responsabilidade com as centenas de viciados da região, que simplesmente foram espalhados pela cidade, enquanto os casarões historicamente abandonados pela prefeitura eram derrubados, tudo foi visto com absoluta naturalidade pela imprensa paulista.
Acompanhe o pitaco do ENEPA aqui

Nova Luz ou Kassabolândia



Quando Gilberto Kassab apresentou o Projeto Nova Luz que prevê a revitalização de 45 quarteirões dos bairros Luz e Santa Ifigênia, no centro, por meio de concessão urbanística, até a justiça paulista teve que intervir!


Kassab, pretendia lançar, nos próximos meses, a licitação para contratar uma empresa ou um consórcio que ficaria responsável pelas obras. Em troca do serviço, a iniciativa privada poderia lucrar com a compra e venda de imóveis na região. O projeto urbanístico para a região foi apresentado no segundo semestre do ano passado. Levaria 15 anos para ficar pronto e custaria, ao menos, R$ 1,1 bilhão.


Em abril de 2011, a Justiça já havia suspendido o projeto, atendendo a um pedido de Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta pelo Sindicato do Comércio Varejista de Material Elétrico e Aparelhos Eletrodomésticos no Estado de São Paulo, o pessoal da Santa Efigênia. Uma semana depois, a Prefeitura recorreu e foi beneficiada por uma decisão do Tribunal de Justiça, que autorizou a continuidade do projeto.


Dia 27 de janeiro, a Justiça suspendeu, mais uma vez, o Projeto Nova Luz.


O juiz Adriano Marcos Laroca, da 8ª Vara da Fazenda Pública, alega que a população da cidade não foi consultada antes da aprovação da lei 14.918/2009, que autoriza o poder público a executar o projeto. “A decisão política de aplicar no projeto Nova Luz o instrumento da concessão urbanística, de fato, não contou com a participação popular, sobretudo, da comunidade heterogênea (moradores de baixa renda, pequenos comerciantes de eletroeletrônicos, empresários, etc,... centenas de pequenos comerciantes da região da Santa Efigênia) atingida pela intervenção urbanística”, afirmou o juiz, em sua decisão.


A gestão Kassab ainda pode recorrer da decisão, que foi dada em caráter de liminar.

Dificilmente, durante nossa curta existência, assistiremos disputa mais explícita que esta, que opõe prefeitura e Câmara Municipal de São Paulo (além do governo estadual), que representam os interesses do mercado imobiliário, contra os moradores e usuários pobres, pelo acesso ao centro antigo de São Paulo. Trata-se do único lugar na cidade onde os interesses de todas as partes (mercado imobiliário, prefeitura, Câmara Municipal, comerciantes locais, movimentos de luta por moradia, moradores de cortiços, moradores de favelas, recicladores, ambulantes, moradores de rua, dependentes químicos, e outros) estão muito claros, e os pobres não estão aceitando passivamente a expulsão.
Tentativa de expulsar os pobres é parte de megaoperação para entregar aos especuladores, e às minorias, algumas das áreas com melhor transporte e infraestrutura de São Paulo. Felizmente, há resistência
Rua Guaianazes, região que será desapropriada para  implantação do projeto Nova Luz.
A pergunta que fazem os antigos e insistenses moradores e comerciantes da região é : Por que agora que tudo vai melhorar, teremos que ser expulsos de nossos apartamentos, lojas?
 
Nada disso provocou indignação, a notícia não rendeu manchete nos meios de comunicação paulistas.


Rua dos Protestantes


Instituto Lula e Memorial da Democracia
O Instituto Lula tinha três propostas para abrigar seu Memorial da Democracia, o Rio de Janeiro, São Bernardo do Campo, região metropolitana de São Paulo, onde Lula, um metalurgico, iniciou a vida sindical e política em tempos de didatura militar....,  e São Paulo, capital.
Kassab se antecipou!

Entregou nessa quarta feira um projeto para ceder de forma gratuita ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva um terreno de 2 mil metros quadrados na rua dos Protestantes, na região da Nova Luz, próximo ao Museu da Resistência.
 
Nesse terreno o Instituto Lula ganharia uma nova sede que contaria com os documentos e arquivos referentes ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sediaria um 'Memorial da Democracia', que traria informações sobre movimentos sociais.

Um espaço aberto ao público!

Se aprovada, a proposta de Kassab garante a concessão do terreno ao instituto por 99 anos, na  área que está dentro do perímetro em que a prefeitura tenta implantar um projeto de revitalização da cidade, Nova Luz, mas que está embargado pela Justiça.

"Em nota, o Instituto Lula afirmou que o Memorial da Democracia

 “mostrará a história da luta pela democracia em nosso país” e “dará visibilidade pública à cultura política democrática”.
O museu, diz o comunicado, “será construído e mantido pelo Instituto Lula, em terreno cedido pela Prefeitura Municipal de São Paulo nas proximidades da Estação da Luz, seguindo desenho institucional a ser definido entre poder público e a entidade responsável pela iniciativa”.

De acordo com o Instituto Lula, o memorial vai oferecer à população informações sobre figuras importantes como Zumbi dos Palmares, Tiradentes e Frei Caneca e passagens marcantes da história brasileira, entre elas o advento da República, a Guerra de Canudos, a resistência durante as duas ditaduras do século 20, as grandes campanhas cívicas do Abolicionismo, a campanha Diretas Já, a Constituinte de 1988, o impeachment do ex-presidente Fernando Collor e a luta pela terra.

O museu abrigará ainda o acervo documental referente aos oito anos de mandato do ex-presidente Lula (2003-2010), mas “sem nenhuma concessão a enfoques maniqueístas ou partidarizados”.

De acordo com o Instituto Lula, o Memorial da Democracia também desenvolverá “cursos rápidos sobre variados temas da educação democrática”.

O Instituto Lula assumirá todos os custos da construção do museu e ressalta que o terreno será cedido pela prefeitura por meio de concessão administrativa – isto é, sem transferência de posse.

“O Instituto Lula se responsabilizará pela aquisição de todos os equipamentos do Memorial e pela sua operação, sendo a gestão compartilhada com o poder público municipal e, possivelmente, incluindo parcerias com os governos estadual e federal, através das respectivas áreas de Educação e Cultura, não importando a composição partidária nos Executivos dos três entes federados em cada momento”, afirma a nota divulgada hoje."

Lula, pela sua importância, pelas conquistas que obteve para o Brasil, merece de São Paulo esse reconhecimento.

Os que se mantiveram sonolentos até agora, mas que despertam aos gritos: Ainda é um projeto, quem discorda dessa concessão que pressione seu vereador!!

Não vejo com nenhuma simpatia essa aproximação de Kassab e o PT, mas sou muito mais o Memorial da Democracia do que a Kassabolândia. Eu, a cidade de São Paulo e a justiça!

5 comentários:

  1. Só não se esqueça que o kassab agora se juntou com a ralé da politíca, assim como osmar dias e gustavo fruet se juntaram com o que há de pior no poder publico federal, ok.

    ResponderExcluir
  2. Entendo que falamos de questões maiores que interesses político partidários.
    Não gosto do Kassab e sobre esse relacionamento dele com o PT, já disse o que penso: Não vejo com nenhuma simpatia essa aproximação de Kassab e o PT, mas sou muito mais o Memorial da Democracia do que a Kassabolândia.
    Obrigada pela visita, apareça sempre!

    ResponderExcluir
  3. O teu post ficou extenso e sem amarras, repetiu assuntos, mais provável para uma pergunta do YR do que para um blog. E o comentário que voce finalmente aprovou mostra isso.Na melhor da hipóteses exite uma pergunta no bojo do seu imenso texto...ou não?

    De sobra fica a questão bairrista.

    Torço para que os paulistanos resolvam suas questões sem precisarem por a culpa nos outros, ou no inexplicável.

    b!

    ResponderExcluir
  4. Meu caro amigo anônimo, obrigada pela sua gentileza.
    Passar bem!

    ResponderExcluir
  5. E aí IIManuh tudo bem, estou sempre vendo você publicar respostas interessantes no Yahoo, como você está mande um e-mail para mim qualquer hora, hoje é dia 17/06/2012!

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita e participação.