quarta-feira, maio 16

* As pedras dão sorte, pelo menos para Lily Safra!


As joias da milionária brasileira Lily Safra foram vendidas nessa segunda feira,  14 de maio de 2012, em leilão de caridade em Genebra, arrecadando US$ 37,5 milhões. O leilão foi realizado pela Christie's. Dona Lily, uma das mulheres mais ricas do mundo, garantiu que o dinheiro seria convertido em doações para seus projetos sociais, principalmente na busca de curas para doenças.
Os 70 lotes colocados à venda conseguiram arrecadar um volume de dinheiro quase duas vezes superior ao que a casa de leilão previa. Vinte instituições de caridade e de pesquisas médicas receberão os lucros das vendas.
Em entrevista a meios europeus, dona Lily explicou sua decisão de colocar as joias à venda, num dos hotéis mais caros da Europa, justamente como forma de arrecadar dinheiro para as obras que ela considera como fundamentais. A pesquisa em relação à doença de Parkinson será uma das beneficiadas. Segundo ela, seu marido, Edmond Safra, sofria de Parkinson.
Programas de ajuda a crianças na Romênia e em Ruanda receberão parte do dinheiro, além do hospital pediátrico Edmond e Lily Safra de Tel-Aviv. Mesmo a Fundação Elton John contra a aids receberá parte dos lucros. Entre as joias vendidas estava um rubi de Burma, que sozinho arrecadou US$ 6 milhões.
Em 1976, a gaúcha Lily se casou com o banqueiro libanês Edmond Safra, morto em 1999 em um incêndio em seu apartamento em Montecarlo. 'Do fundo do meu coração, quero agradecer a todos que participaram do leilão', disse dona Lily.
Lily Safra ficou mais famosa ainda em Fevereiro de 2010 quando fez o martelo da Sotheby's bater nos 74 milhões de euros na venda de L'Homme qui Marche I de Giacometti, marcando assim um novo recorde para a obra de arte mais cara de sempre vendida em leilão até à data - não sem antes terem sido levantadas muitas dúvidas quando à realidade deste recorde com muita tinta gasta em dissertações sobre taxas de câmbio e impostos - o que exponenciou a já grande visibilidade da bilionária que para uns não passa de uma versão fraca de Cruela de Vil e para outros uma filantropa extraordiária fonte de vários milhões que voam para instituições sociais e culturais com regularidade suficiente para nunca a deixar passar incógnita por demasiado tempo.

Desta feita Safra decidiu escolher da sua colecção de jóias 70 peças para financiar diversas instituições. O conjunto em venda é na sua maioria soberbo, como não podia deixar de ser. Em qualidade, em raridade, em gemas muitas das peças representam o topo do topo para qualquer amante ou coleccionador e muitas serão as colecções públicas que gostariam de adquirir alguns exemplares para os seus acervos.

Quase todas as peças poderiam entrar em qualquer compêndio sobre a história da mais alta joalharia desde o séc. XIX até hoje e na verdade muitas delas já deles constam, como uma das peças maiores da Jar (lote 21) ou ainda a parure de peridotos (lote 60) capa de um dos mais relevantes livros publicados nos últimos anos sobre o assunto, o célebre "Understanding Jewellery".

Entre os lotes, uma coleção JAR – Quando se fala em JAR, Joel Arthur Rosenthal sabemos que ele é um joalheiro super exclusivo, só trabalha para quem quer,  e muito misterioso. Flores, combinações gritantes de cor e muito pavê são recorrentes em seu trabalho.



Broche de rubis, JAR.

Colocação de pequenas pedras muito próximas umas das outras. Broche Camélia com pavê de rubis, montados em ouro e prata, tamanho aproximado 8 cm.













Broche Papoula, com diamante central em lapidação pera com 37,43 quilates, turmalinas rosa e verdes, montado em ouro. Flores em formas inesperadas também são uma marca registrada de JAR.






Broche com granadas, pavê de rubis e diamantes, em ouro e prata, tamanho aproximado 21 cm.








 Brincos com granada, turmalina, ametistas e diamantes, em ouro e prata. E Brincos com granadas almandinas centrais, pavê de rubis e diamantes, em ouro e prata,  tulipa com safiras centrais amarela e azul, pavê de rubis e diamantes, em ouro e prata, Anéis - Conjunto de três alianças com safiras coloridas em lapidação quadrada e diamantes na lateral, montadas em platina, conjunto de três alianças com diamantes em lapidação sino, montados em ouro e prata, anel com safira rosa central e pavê de safiras e diamantes, em platina e prata, anel Três Violetas  com diamante central, ametistas e diamantes amarelos e brancos, montados em ouro e prata, anel (1988) com esmeralda colombiana, pérolas e pavê de diamante em platina, e outras coisinhas mais...!









 


 










 


 
Se as pedras dão sorte, Lily Safra não pode reclamar dela!


2 comentários:

  1. um dos poucos pontos em q homem e naturezxa interagem bem: confecção de jóias !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As pedras me fascinam, talvez pelo fato de ter nascido numa família de joalheiros, meu avô e seus irmãos. As vezes me irrita a ostentação do uso exagerado das pedras em jóias que mais parecem monumentos ao mau gosto, mesmo assim, impossível ficar indiferente a beleza das pedras.
      Obrigada, Agá..

      Beijos meus

      Excluir

Agradeço a sua visita e participação.