sexta-feira, maio 11

* Elementais




ELEMENTAIS
Elementais são seres etéreos (energéticos e espirituais) ligados aos princípios básicos da existência; TERRA, AR, FOGO e ÁGUA. Esses seres são como todos os outros, possuem corpo, personalidade, desejos e características que os diferenciam.
Os elementais trabalham em todas as áreas e planos, sua freqüência energética se adapta a tudo, eles vivem dentro e fora de nós. Cada um deles também pode ser associado a sentimentos e ações distintas, que analisadas definem a personalidade do elemental envolvido, por exemplo, uma Ondina (elemental da Água) que vive em um lago calmo e límpido, possui um temperamento muito mais amável e harmônico que uma Ondina que habite um lago poluído e fétido.
Ao longo dos anos cada elemental ganhou mitologia e lendas próprias sobre suas diferentes atividades; Gnomos, Duendes, Fadas, Sereias, Dragões, Fantasmas...Quem nunca teve interesse em saber de onde essas “lendas” saíram? Ao estudar os elementais, muitas dessas dúvidas podem ser respondidas.
Uma coisa deve ficar clara, elementais são seres poderosos, com uma personalidade própria, o contato com eles é trabalhoso e requer conhecimento e dedicação, tentar evoca-los em RITUAIS sem que antes haja uma sintonia e contato prévio é algo perigoso, pois os elementais não são seres “bonzinhos e fofos”, são seres como qualquer outro, com sentimentos e que não aceitam brincadeiras ou intromissões em suas atividades por um simples capricho. 
ORAÇÃO AOS ELEMENTAIS:
Pequeninos guardiões
Seres de luz infinita
De dia me tragam a paz
De noite os dons da magia
Invisíveis guardiões
Protejam os quatro cantos da minha alma
Os quatro cantos da minha casa
Os quatro cantos do meu coração.  

ORAÇÃO DE FORÇA E MAGIA PARA A GRANDE MÃE:
Que eu tenha hoje e a cada dia,
A força dos Céus,
A luz do Sol
O resplendor do Fogo,
O brilho da Lua,
A presteza do Vento,
A profundidade do Mar,
A estabilidade da Terra,
A firmeza da Rocha.
Que assim seja! E assim se faça!





Elementais da Água
ONDINAS
 Os ELEMENTAIS da ÁGUA - as Ondinas - atuam na Essência Invisível e espiritual ,  o éter úmido . A beleza é uma característica comum aos elementais da água. São sempre cheios de graça, simetria, onde quer que sejam encontradas, representadas na arte em esculturas.
 O elemento água que sempre foi identificado como sendo um símbolo feminino, é muito natural os elementais da Água  simbolizados como fêmeas. As Ondinas estão subdivididas em vários grupos, algumas habitam as cataratas, mares, onde podem ser vistas entre os vapores, outras habitam os pântanos, brejos e charcos, outras ainda habitam em lagos de montanhas.
De um modo geral, quase na totalidade, as Ondinas são muito parecidas com seres humanos, tanto na sua forma, como tamanho. Os que habitam os rios e fontes têm proporções menores.  Normalmente vivem em cavernas de corais, nos juncais, às margens dos rios ou das praias. As Ondinas servem e amam sua Rainha, NECKSA.

Elas são antes de tudo, seres emocionados, amigáveis com os humanos, quem gostam de servirem. Muitas vezes, são representadas cavalgando em Golfinhos e em outros grandes peixes, essas sereias tem um amor muito grande pelas flores e plantas, às quais servem de maneira devotada e inteligente. Antigos poetas diziam que o canto das Ondinas "O Canto das Sereias" eram ouvidos no vento oeste, e que suas vidas, eram consagradas à beleza da terra material.


Invocação:
"Eu vos saúdo Ondinas,
Que constituís a representação do elemento água,
Conservai a pureza da minha alma,
Como o elemento mais precioso, da minha vida e do meu organismo.
Que assim, seja!"



 

Elementais do Fogo
SALAMANDRAS
Esses elementais são representados pelas Salamandras, que vivem no éter atenuado e espiritual que é o invisível elemento fogo. Sem elas o fogo material não existiria, um fósforo não pode ser aceso, e nem a pólvora explodiria.
 O ser humano é incapaz de se comunicar adequadamente com as Salamandras, pois ela reduz a cinzas, tudo que delas se aproxima. Antigos místicos preparavam incensos especiais de ervas e perfumes, para que quando queimados, pudessem provocar um vapor especial, e assim formar nos seus rolos as figuras das Salamandras, sentindo assim a sua presença.
Muitas Salamandras são vistas em formas de bolas ou línguas de fogo, correndo através dos campos ou adentrando nas casas. No Brasil chamam essas aparições ou fenômenos de Fogo-Santileno.
A maioria dos místicos afirma que as Salamandras são seres gigantes, imponentes, flamejantes em roupas fluídas, como se fosse uma armadura de fogo. São as mais poderosas dos elementais e tem como seu regente DJIN.

Antigos sábios sempre foram advertidos para manter distância delas, pois os benefícios que seus estudos trariam não seriam proporcionais ao preço que se pagaria por eles. Possuem especial influência sobre os indivíduos de temperamento ígneo e tempestuoso.
Tanto nos animais quanto no homem, as Salamandras trabalham através do emocional, por meio de calor corpóreo, do fígado e da corrente sanguínea. Sem a sua assistência, não haveria calor.
Invocação:
"Eu vos saúdo Salamandras,
Que constituís a representação do elemento fogo,
Peço, que com vosso trabalho,
Fornecei a mim poder para resolver tudo,
De acordo com vossa vontade,
Alimentando meu fogo interno,
Aumentando minha chama trina do coração,
E assim formar um novo universo.
Mestres do fogo,
Eu vos saúdo fraternalmente".


Elementais do Ar
SILFOS
No último discurso de Sócrates, tal como foi preservado no Fédon de Platão, o filósofo condenado à morte diz: - "acima da Terra existem seres vivendo em torno do ar, tal como nós vivemos em torno do mar, alguns em ilhas que o ar forma junto com o Continente e numa palavra, o ar é usado por Eles, tal qual a água e o mar são por nós, e o éter é para nós”.
 Mais ainda, o temperamento das suas estações é tal, que eles não têm doenças e vivem muito mais tempo do que nós, e têm visão e audição e todos os outros sentidos muito mais aguçados do que os nossos, no mesmo sentido que o ar é mais puro que a água e o éter do que o ar.
Eles também têm seus templos e lugares sagrados, em que os deuses realmente vivem, e eles escutam suas vozes e recebem suas respostas; são conscientes de sua presença e mantêm conversação com eles, e veem o Sol, e veem a Lua, e veem as Estrelas, tal como realmente são.
E todas suas bem-aventuranças, são desse gênero... Eles são os mais altos de todos os elementais , o seu elemento nativo é o de mais alta taxa vibratória. É comum atingirem 1000 anos de idade, não envelhecem nunca. São os Silfos, que têm como líder um Silfo chamado PARALDA, e vive na mais alta montanha da Terra.

Acredita-se que os Silfos reúnem-se em torno da mente dos sonhadores, dos artistas, dos poetas, e os inspiram com seu alto conhecimento das maravilhas e obras da Natureza. São de temperamento alegre, mutável e excêntrico. A eles é atribuída a tarefa de modelar os flocos de neve e arrebanhar as nuvens, sempre desempenhando esta tarefa com a ajuda das Ondinas, que lhes fornecem a umidade.

 

Invocação:
"Eu vos saúdo, Silfos,
Que constituís a representação do ar e dos ventos,
Portadores das mensagens para toda a terra,
Eu deposito em vós a minha imensa confiança,
Pois meus pensamentos são sempre positivos,
Voltados para o amor de todas as coisas existentes.
Fazei de mim a imagem do esplendor da luz.
Fazei deste pensamento, meu milagre!
Mestres do ar,
Eu vos saúdo fraternalmente."


Elementais da Terra
GNOMOS
Os elementais da terra são os Gnomos, são responsáveis pela solidificação de todos os corpos, não só de animais como também de objetos. Tudo que é sólido possui uma correspondência energética com os Gnomos. Suas oferendas são normalmente a TERRA bruta (areia, argila, cascalho), PEDRAS e plantas.
Apesar das plantas possuírem ligação com todos os elementais, elas são normalmente consagradas ao elemento terra, em razão de sua proximidade.
Os Gnomos agem nos terremotos e vulcões para equilibrar os distúrbios dos poderes da terra. Em nosso corpo são responsáveis pelos ossos e sais minerais e possuem ligação também com as cartilagens, músculos e pele, sendo que essa ligação ocorre em conjunto com os elementais da água.
Os Signos de Touro, Capricórnio e Virgem são aqueles que se encontram sob a interferência do poder da terra. Normalmente as pessoas nascidas sob essas casas zodiacais apresentam temperamentos fortes, não gostam de mudanças bruscas, são perfeccionistas em suas atividades, são muito realistas.
Todas as características desses signos estão diretamente relacionadas às características dos elementais da terra, tais elementais são possuidores do dom de controle sobre a ganância e como consequência é comum perceber que seus regidos não possuem esse controle. E é através da busca desse controle que podemos interagir com eles.
Algumas outras características provocadas pelo desequilíbrio do poder da terra são: a preguiça, susceptibilidade, a lentidão, a falta de consciência, a melancolia, a falta de regularidade. Ao vencer essas dificuldades, a interação com os elementais da terra torna-se mais fácil, porém quanto mais se busca, mais é exigido.
Existem certas características que aproximam os elementais: atenção, a perseverança,  a sistematização, a sobriedade, a pontualidade, o senso de responsabilidade. Através dessas qualidades o adepto alcança uma maior interação com os Gnomos.
O ‘Rei’ dos Gnomos se chama GHOB, a visão pagã mostra que esse ser é o responsável pela manutenção dos poderes da terra, e por isso acredita-se que ele viva no interior de grandes vulcões. Alguns tendem a acreditar que ele seja “A Torre Norte” invocada nos rituais da Wicca, mas dificilmente tal entidade sairia de seu lar para rituais, pois sua função não é essa.

O símbolo mais comum é o triangulo duplo para baixo, que representa a Terra que preenche o universo. Sendo o triangulo maior, o universo, e o menor, a Terra que cobre todo o chão. O segundo símbolo é comum nas escolas herméticas, corresponde ao Prithivi (princípio da terra) dos Tattwas da tradição indiana. Além desses existem outros símbolos menos conhecidos.

Os Gnomos casam-se e têm famílias, e as mulheres gnomos são denominadas gnomidas. Alguns usam roupas tecidas do elemento em que vivem. Em outros casos a sua vestimenta é parte deles mesmos e cresce com eles como o pêlo dos animais.
Nas invocações ELEMENTAIS é comum chamar os poderes da TERRA com nomes do tipo: Touros da Alvorada, Carneiros do Alvorecer, Ursos Negros e afins. Dentro das invocações os dirigentes ELEMENTAIS também aparecem, seguidos dos mistérios dos Elohins/Manes que são os nomes das sendas e respectivas torres.
Alguns locais/objetos que representam a Terra e seus elementares ao ar livre são: Grandes árvores, grandes pedras, pilhas de pedras, afloramentos rochosos, formações calcárias, musgos, entradas de cavernas, estátuas, jardins, plantações ou campos, pastagens de animais, tocas de animais e similares.
Alguns locais/objetos que representam a Terra e seus elementais em residências: Plantas, portas para animais, portas de porão, despensa, decorações de cristais, coleções de vidro, coleções de cerâmica, estátuas, vasos de barro, pequenas pedras, pote com terra.
O princípio da Terra e seus elementais são invocados da direção norte devido à representação do norte estar intimamente ligada ao futuro e àquilo que podemos enxergar ao olhar para frente. Pela força da Terra representar tudo aquilo que é fixo, o norte fica sempre a nossa frente, pois é fixo, visível.
As cores da Terra são o marrom e o verde. Os animais são todos aqueles de grande força, como ursos, touros, carneiros, rinocerontes, búfalos e etc. Os deuses que regem o elemento Terra são todos os deuses da agricultura, da proteção, da família e da inocência.
Alguns seres mitológicos que correspondem ao elemento da Terra são: Minotauro, Ninfas dos bosques, Dríades, Anões (do ponto de vista mitológico), Faunos, Amazonas e todos aqueles que possuem responsabilidades com a Terra e a vegetação. É importante lembrar que para os povos antigos a mitologia não era uma lenda ou um conto e sim a história real dos seres que viviam entre eles, incluindo os deuses.
Dentro da WICCA o Pantáculo é o instrumento que representa a Terra no altar. A força gerada pela Terra é direcionada aos poderes físicos e de criação. A Psicometria é o dom mais comum daqueles que evoluem sua interação com os elementais da Terra.
A estação que corresponde à atuação mais presente dos Gnomos é o Outono, e nos nossos sentidos eles regem o tato. Quando alcançamos a vibração da terra, ficamos em um estado de Paz e devoção.

Invocação:
"Eu vos saúdo Gnomos,
Que constituís a representação do elemento Terra.
Vós que constituís a base e fortaleza da terra.
Ajudai-me a transformar,
A construir todas as estruturas materiais
Assim como uma raiz fortifica a árvore frondosa.
Gnomos, Possuidores dos segredos,
Fazei-me perfeito e nobre, digno do vosso auxílio.
Mestres da Terra,
“Eu vos saúdo fraternalmente.”



Curiosidade: TROLLS

 
Os Trolls foram humanóides, mas de forma monstruosa na aparência. Eram muito mais altos e mais amplos do que os homens. Tinham pele escamosa e pé chato sem dedos, e seu sangue era negro. Eram geralmente bastante estúpidos e não tinham sua própria língua. Não construíam ou criavam qualquer coisa. Acumulavam muitas riquezas que roubavam e, muitas vezes, comiam as pessoas que eles roubavam. Viviam em vários lugares: na Caverna-Troll, Colina-Trolls, Montanha-Troll e na Neve-Toll. A Pedra-Troll pode ter sido um termo geral que foi aplicado a todos os Trolls que se transformavam em pedra em contato com a luz solar.

(viagem ao mundo das fadas.blogspot; Oldreligion)



Antes que me perguntem se acredito, uma confissão: sou crédula, acredito até na humanidade.



2 comentários:

  1. Passei por aqui,tem gente que é fogo. rsss
    Abraço/Paulão.

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita e participação.