domingo, janeiro 20

* Quem são as "vadias"?




A próxima ‘vadia’ é você! 

E a palavra vadia tem um peso enorme na nossa vida. Vadia é usado para falar, majoritariamente, de comportamento sexual. Mulheres e homens usam e nem se dão conta de quão infantil é querer colocar parâmetros para o que é ser “certa” e o que é ser “vadia”. Ainda mais quando esses parâmetros mudam num piscar de olhos.
E é nesse momento que chegamos ao ponto central do post de hoje. O que faz de você uma vadia? Você sabe? Por que eu digo que você será a próxima vadia? E isso vai acontecer. Um homem vai dizer por aí que você é uma vadia. Invariavelmente. Sabe por quê? Porque vadia é toda mulher que não corresponde às expectativas masculinas.

Se ele queria fazer sexo e você disse não, é uma vadia moralista.

 Se você queria fazer sexo e ele também, você é uma vadia rodada.

 Se ele quer ter um relacionamento com você e você não quer nada com ele, é uma vadia que se acha melhor que os outros.

 Se você quer ter um relacionamento com ele e ele não, você é uma vadia interesseira.

 Se ele disse “eu te amo” e você não respondeu porque não sente o mesmo, é uma vadia que não se importa com o sentimento dos outros.

 Se você disse “eu te amo” mesmo sem ter um relacionamento, é uma vadia querendo se fazer de sentimental. 

E esses são só alguns exemplos que pensei agora. Mas notou que todos eles têm sexo ou sentimentos românticos no meio? Quantas vezes a gente não vê homens falando sobre a ex-namorada como se ela fosse o maior problema do mundo quando há dias ela era a salvação do planeta? Mulheres também fazem isso? Claro, mas o comportamento é muito mais comum no mundo masculino.
Homens não sabem lidar muito bem com negativas. Sim, estou generalizando porque estou falando de uma maioria, de uma cultura em que o homem pode ter tudo o que quiser, quando quiser e ai de quem não deixar. Se você atrapalha isso, vira uma vadia.
Não importa o que você faça, você é considerada uma delas – de nós – em algum momento. Nem as religiosas, que tanto se mantém dentro dos princípios da igreja, escapam. Viram “crentes do rabo quente” apenas porque conversam com as pessoas, se interessam e sorriem, são felizes.
A única mulher que um cara nunca vai considerar uma vadia é a mãe. A própria, é claro, porque a dos outros já fez barbaridades por aí. Imagina só, fez até sexo para engravidar! ;)
O que precisamos entender é que esse é um tipo de violência silenciosa. Você está sendo agredida. E qual o motivo? Ser mulher. Se você fosse um homem, ninguém julgaria sua vida sexual, suas decisões – talvez julgassem suas negativas, o que também precisa mudar, já que ninguém tem obrigação de nada.


 
Existem mulheres que propagam esse pensamento? Claro! Todos vivemos no mesmo meio, e ele influencia nossas decisões. Mas é aí que temos que nos perguntar, a cada vez que formos usar a palavra: o que eu quero dizer com isso? O que estou julgando? Tenho esse direito?

E quando você for chamada de vadia, porque você vai, saiba que isso não quer dizer nada demais. Só mostra que você colocou suas vontades e desejos em primeiro lugar ao invés de privilegiar outra pessoa. Num mundo perfeito diriam que você é decidida e tem amor próprio – continue assim! (Carol Patrocinio)
 
 
Excelente texto que o ENEPA não deixaria de reproduzir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a sua visita e participação.