domingo, abril 15

* Sobre a vida



 
Eu não sou tão triste assim, é que hoje eu estou cansada
(Clarice Lispector)


Confesso que ando muito cansado, sabe?!!! Mas um cansaço diferente. Um cansaço de não querer mais reclamar, de não querer pedir, de não fazer nada, de deixar as coisas acontecerem. Confesso que às vezes me dão umas crises de choro que parecem não parar, um medo e ao mesmo tempo uma certeza de tudo que quero ser, que quero fazer......

Estou realmente cansado. Cansado e cansado de ser mar agitado, de ser tempestade… quero ser mar calmo.
(Caio F. Abreu)


4 comentários:

  1. Acredite que você pode, assim você já está no meio do caminho.
    Theodore Roosevelt

    ResponderExcluir
  2. Uma mensagem do meu Amigo Árabe para complementar...

    Buscai a alegria de viver, em todos os vossos dias.
    Se o vosso emprego vos estressa, abandonai-o. Se o vosso relacionamento vos angustia, abandonai-o. Se o convívio com os vossos irmãos vos desagrada, abandonai a sociedade.
    Lembrai-vos, entretanto, de que necessitais trabalhar. Porque está escrito que é com o suor de seu rosto que o homem ganha o alimento que o sustenta pela vida.
    E necessitais de um relacionamento. Porque os dias são vazios e as horas demasiadamente longas, para aquele que a ninguém abriga em seu coração e em seu leito.
    E necessitais viver entre os vossos irmãos. Porque nenhum homem é uma ilha, e apenas o convívio e a amizade podem afastar a solidão que vos atormentaria a alma.
    Atentai, antes, para as verdadeiras causas da vossa tristeza. Porque não é sensato o homem que abandona as coisas da sua vida, acreditando livrar-se assim dos seus problemas.
    Ao pássaro não adianta abandonar o seu ninho, por temer que através dos galhos venha o ataque do gato traiçoeiro. Gatos e galhos haverão, qualquer que seja a nova árvore.
    Cabe-lhe, sim, vigiar em todo o tempo. E, todavia, tão logo se encerra a noite inquietante, é com verdadeira alegria que o seu canto harmonioso saúda a primeira luz do dia.
    Vigiai a vós mesmos, portanto. Pois não é amputando a perna sadia, que se livrará o paciente do cansaço que lhe impede o andar; nem gritando, que o surdo ouvirá a própria voz.
    É dentro de vós, que se escondem as raízes dos vossos problemas. E a cada um cabe buscar as suas soluções; como ao agricultor cabe arrancar a erva daninha de sua seara.
    Sábio é o homem que de si arreda tudo aquilo que o possa inquietar. Pois este dormirá e despertará com os anjos e na paz interior encontrará o Paraíso e ouvirá a voz do Universo.
    E conhecerá a alegria de viver. Leve lhe será o tempo, e para ele as horas voarão; mais belas lhe parecerão as paisagens, mais harmoniosa a música e mais intensas as emoções.
    Certificai-vos, porém, das verdadeiras causas das vossas angústias; para que não abandoneis em vão o vosso emprego, nem o vosso amado, nem os vossos irmãos,quando é em vós mesmos que reside o problema.
    Porque pedras existem todas as estradas. E, se descalços necessitais seguir, não é afastando as pedras que evitareis magoar os vossos pés; nem abandonando o vosso caminho.
    Mas aprendendo a caminhar.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela mensagem e pela visita, Flor, me sinto orgulhosa de tê-la por aqui.

    Beijos meus

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita e participação.