sexta-feira, abril 20

* Memorial da resistência - Didatura Militar no Brasil




Nesse prédio, anexo à antiga Estação Ferroviária Julio Prestes, em São Paulo, que encontrei um dos mais comoventes registros da Didatura Militar no Brasil.


No saguão, fotos dos muitos movimentos sociais brasileiros, em particular, das greves dos metalúrgicos de São Bernardo, da prisão da Lula.




Muitos são os documentos, fotos e depoimentos expostos ali.
Das greves, à ata de criação do PT.

 
 







Uma maquete do prédio, e entrando nesse corredor que pode ser visualizado à direita, o mais emocionante da mostra.
Quatro celas preservadas nas suas acomodações originais, ao lado de um corredor que servia eventualmente para o banho de sol dos presos políticos.


 


Inscrições nas paredes, listas de nomes, lamentos, saudades das mulheres, dos filhos, dos seus locais de origem.








 





 



 


   











Na última cela é impossível controlar a emoção, o cheiro da história, a dor, parecem impregnar as paredes. É onde se pode usar fones de ouvidos para ouvir os depoimentos dos que estiveram ali.


A história do Brasil recente não pode mais continuar sendo ignorada!

2 comentários:

  1. Toda forma de violência contra o ser humano é condenável! Infelizmente os nossos pastores, hábeis conhecedores da arte da guerra e suas máximas, sabem que a dor mora na carne, que na presença da dor todo espirito sucumbe. Na guerra os fins justificam os métodos, só os vitoriosos sobrevivem, o sangue é a moeda corrente. Fidel Castro não fugiu à regra na sua revolução redentora, foi e continua sendo implácavel com os seus inimigos. É lamentável que o regime Cubano esteja sendo adulado por hipócritas da nossa Republica, por vencidos e sobreviventes da nossa branda e humana Revolução de 31 de Março/1964.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro anônimo, concordo com a sua afirmação de que toda a violência contra o ser humano é condenável. Quanto a opinião de "nossa branda e humana revolução de 31 de março/1964" suspeito que as vitimas desaparecidas,mortas, estupradas, torturadas, suas famílias e quem de fato se interessa em saber o que aconteceu nesse período, não concorda com você. Obrigada pela participação.
    Beijos meus

    ResponderExcluir

Agradeço a sua visita e participação.