segunda-feira, abril 23

* Região dos Lagos - Rio de Janeiro





Em São Pedro d'Aldeia comi os melhores e mais deliciosos abacaxis da minha vida.


Nas ruas, em pequenos caminhões, em outubro, novembro, era fácil comprar muito barato esses pequenos abacaxis, doces, maduros, perfumados. De lá, partíamos para praias distantes, onde passávamos o dia entre um livro, o sol dourado, a laguna extremamente salgada (região de salinas!), e os doces abacaxis de São Pedro D'Aldeia.
Minha praia predileta é uma que fica além da de Sudoeste, dentro de uma propriedade de Roberto Marinho. Quase uma hora de caminhada entre as pedras beirando a laguna e encontrávamos uma praia totalmente deserta, aqui e ali um barco ancorado, nunca se avista ninguém por ali. Um mergulho na transparência daquela água e atraíamos cardumes de pequenos peixes que vinham beliscar a pele.


Sudoeste




Olha só o que é isso à beira da Laguna!



Essa é a praia que fica dentro da propriedade de R. Marinho! Sombra e sossego!



Mas São Pedro tem muitas outras atrações, gente bonita, povo simpático e receptivo, edificações históricas e clima agradável!


Mas tem também a Casa da Flor, que já valeu um post na comparação com as obras de Gaudi,  e muitas outras imagens surpreendentes.

 De lá, com tempo e disposição, tudo é perto, Araruama, Cabo Frio, Buzios, Saquarema, Arraial do Cabo, suas dunas e mar gelado!

Na gastronomia, detalhe para bolinhos de aipim de Dona Maria na praia do Forte, em Cabo Frio, quibe de peixe na entrada da praia Rasa, praia de naturismo, e as batidas, sucos e sorvetes dos ambulantes em Buzios, servidos dentro de meio abacaxi. Em Saquarema, ai que calor!, fica valendo litros e mais litros de água de coco! rsss
Passava férias de trabalho lá, mês inteiro, muitas vezes sozinha, adorava!
Imperdível!

E tem gente que prefere atravessar o país para atasanar a vida dos outros, de licença médica! rsss

Boa semana!


9 comentários:

  1. Dona Manuh, a senhora já viajou bastante, que maravilha! vou conhecer também. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não viajei nada, ainda vou conhecer muito mais, é esse o meu sonho de consumo. Acessível a todos, basta ter olhos e disposição. Se você é quem estou pensando, conhece ainda muito mais que eu..rsss

      Excluir
  2. Eita, llManuh, eu até pensei em escrever alguma coisa no meu blog sobre a Região dos Lagos, mas esse seu post mostrou tudo o que eu queria falar e muito mais! Obrigado! A minha canoa de Lego agora terá um novo destino! rsrs

    Um cheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qualé, larga a canoa da Lego, bota a calça desbotada, o velho tênis e pé na estrada! Você sabe que tem muito mais que isso nessa região linda. Nem falei da cor do mar, da temperatura da água da laguna, das dunas de Arraial do Cabo..rss, dos fins de tarde...rsss
      Pow, meu, quisera eu estar em Pernambuco agora! rsss

      Obrigada pela sua participação sempre deliciosa.

      Beijos meus

      Excluir
    2. Eu tenho uma amiga de BH que conheceu a região dos lagos no início desse ano e me contou que ficou encantada com tanta coisa bacana que há por lá. Estou tentando encorajá-la a criar um blog para compartilhar conosco os fatos e fotos do lugar. ;)
      Eita, quisera eu estar no 'friozinho' de Sampa agora, porque aqui em PE tá fazendo um calor arretado! rsrs

      Abração.

      Excluir
    3. Eu não me atrevo a falar de Pernambuco, no que conheci aí, Olinda, Recife e Itamaracá porque faz muito tempo, o que posso contar são das sensações de encantamento que ficaram, das experiências que vivi, como a do ônibus, ainda que viva 200 anos nunca vou esquecer! rss, mas você podia ser menos egoísta e mostrar pra nós o que tem de bom por aí, né? rsss
      Aqui começa esfriar e choooooooveeeee! rsss
      Beijos, querido

      Excluir
    4. Pode deixar, llManuh, quando eu tiver um tempinho, vou mostrar o que tem de melhor na minha terra, rs
      Esfriou por aí? Nada que um bom casaco e um bom chimarrão não resolvam! rs
      Um cheiro.

      Excluir
  3. "Saudade - Palavra única....."

    Estou escrevendo o livro "Saudade...":
    - Se se você já contribuiu, enviando seu depoimento, sua saudade, eu agradeço.
    - Se não, eu estou aguardando a sua valorosa contribuição.

    Para descrever "Saudade" não há uma regra, norma ou padrão. Pode ser a "Saudade" de alguém, algum familiar ou amigo. Pode ser algo que existia e não existe mais ou foi modificado em sua cidade. Enfim, Saudade, é "Saudade" e cada um tem a sua!

    Exemplos de saudades já recebidas e que irão para o livro:
    Eu tenho saudades dos...
    "Domingos na cidade de Pingo D'água, de manhã ajudávamos a podar o campo com trator e roçadeira, aquele cheiro da grama cortada ainda ficou até hoje, e é só passar perto de alguém podando um jardim e a lembrança vem na hora, e a tarde era hora de dar espetáculo com a camisa do Juping no campo que cuidamos com muito carinho."
    Adilson Begatti- Cronista Esportivo e Metalúrgico
    Coronel Fabriciano-MG

    Eu tenho saudades do...
    "Do tempo em que a praça da cidade tinha espaço para as crianças ...lago com peixinhos. Os "coquinhos" caiam pelo chão e as crianças se divertiam tentando abrí-los para comer. O espaço de areia era disputado e ninguém se importava em sujar os pés...não se ouvia os gritos das mães desesperadas e irritadas pelos filhos que insistiam em gastar dinheiro no "pula-pula". A diversão era interminável e gratuita."
    Ana Karina Veiga - Jornalista - Professora e Estudante de Direito
    Santos Dumont-MG

    Eu tenho saudades do...
    "Bonde em Campinas (SP), um veículo totalmente aberto, um convite pra gente sentir a brisa no rosto. E os cobradores, então! Dobravam o dinheiro de forma vertical e o colocada entre os dedos. Era o maior barato. Pena que em minha cidade eles pararam de circular em 1969, deixando muita saudade!"
    Ariovaldo Izac - Cronista Esportivo
    Campinas - SP

    Eu tenho saudade dos...
    "Bailes de carnaval nos clubes da cidade, na década de 1980, onde a diversão era muito mais sadia.Também tenho muita saudade quando eu apresentava bailes nos clubes de Juiz de Fora e cidades vizinhas. Saudade da eterna rádio Mundial 860, onde sempre buscava os novos hits para tocar no meu programa radiofônico. Bons tempos..."
    Carlos Augusto de Oliveira (Guto) - Radialista
    Juiz de Fora-MG

    Eu tenho saudade da...
    "Velha 'maria fumaça', aquele trem de ferro que soltava fumaça e à noite enfeitava o céu com fagulhas, coisa muito linda. O apito da velha "12" também me dá uma grande saudade. Eu morava em Uruçuca, na Bahia e viajava para Itabuna naquele trem, que "morrendo" nas ladeiras, mas subindo cansado, ele chegava lá. Muito lindo!".
    Odoaldo Vasconcelos Passos - Economista
    (Belém-PA)

    Eu tenho saudade de...
    "Em Pirapora, minha terra natal, dos meios de transportes: o trem de Pirapora para Corinto, Montes Claros e Belo Horizonte bem como os vapores de Pirapora até Juazeiro, na Bahia e Petrolina, em Pernambuco".
    Paulo Roberto Caldeira Brant - Comentarista Esportivo
    Poços de Caldas - MG

    Eu tenho saudade das...
    "Partidas de futebol que o Santos Futebol Clube, do bairro Floresta, realizava no campo da Fábrica de Tecidos São João Evangelista e que a família Carbogim era base do time, com Zé Alemão, Gabriel e Rafael, além de meu sobrinho Flávio, como mascote"
    Migue Carbogim - in memoriam


    Att,
    Carlos Alberto Fernandes Ferreira
    www.carlosferreirajf.blogspot.com
    Juiz de Fora-MG

    VEM AÍ...
    O Portal MULTIMÍDIA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos,
      Não tenho grandes saudades, prefiro as lembranças. Saudade dói e eu não gosto da dor.
      Coincidentemente, nesta semana publiquei uma postagem com a palavra saudade.
      Vaidosa e agradecida pelo seu convite, vai aí a minha colaboração.


      "Eu sei que vou. Insisto na caminhada. O que não dá é pra ficar parado. Se amanhã o que eu sonhei não for bem aquilo, eu tiro um arco-íris da cartola. E refaço. Colo. Pinto e bordo. Porque a força de dentro é maior. Maior que todo mal que existe no mundo. Maior que todos os ventos contrários. É maior porque é do bem. E nisso, sim, acredito até o fim. O destino da felicidade, me foi traçado no berço"
      Caio Fernando de Abreu

      Eu tenho saudade... de mim!

      Obrigada!

      Excluir

Agradeço a sua visita e participação.